Tecnologia

China propõe projeto de “3 fases” para levar o ser humano a Marte em 2033

Segundo as autoridades da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC, sigla em inglês), Wang Xiaojun, presidente da primeira academia da Aviation Industry Corporation of China (AVIC, sigla em inglês) foi convidado a participar da Global Space Exploration Conference (GLEX2021) e fez uma apresentação do relatório sobre o “Sistema de Transporte Espacial com Missão tripulada a Marte”.

Wang apresentou para todos as primeiras missões de exploração a Marte do país, como o projeto em geral, os dados relevantes e vídeos da sonda Tianwen-1 e do Zhurong, e os futuros planos da China na exploração do espaço profundo.

Nesta base, ele propôs a rota de desenvolvimento e a estrutura da missão para uma futura sonda tripulada a Marte. E definiu a composição, as características, o esquema geral e os parâmetros de projeto do sistema de transporte espacial, e apresentou uma ideia de “três fases” para a exploração tripulada a Marte.

  1. Sonda robótica a Marte (fase de preparação técnica)
  • Retorno com amostras de Marte, inspeção à localização da base de Marte, construção de um sistema de reutilização de recursos etc.
  1. Detecção primária (fase de aplicação preliminar)
  • Sonda orbital, Sonda de aterragem tripulada em Marte, construção de uma base em Marte etc.
  1. Detecção de voos (fase de formação de círculos econômicos)
  • Transporte de aeroespaçonave em grande escala de frota, desenvolvimento e aplicação em grande escala etc.

 

O programa da missão tripulada de exploração a Marte

  • Paragem na órbita com longo ou curto prazo. Ir e voltar periodicamente entre a Terra e o Planeta Vermelho. Apto a realizar envio de várias missões tripuladas e exploração;
  • Horários de partida: 2033, 2035, 2037, 2041, 2043 e etc.
  • O ponto de partida: escolher a órbita elíptica alta (HEO, sigla em inglês) como a sua partida.
  • Propulsão: o sistema de propulsão termonuclear é uma opção importante para o projeto do atual programa de exploração tripulada de Marte.

 

Além disso, o país também estuda a utilização de um novo sistema de transporte, a “escada celestial”, como ponto de partida espacial, para reduzir a escala do transporte para a exploração de Marte.

 

Formação do sistema de transporte espacial

No projeto geral do programa inicial de exploração tripulada, o sistema de transporte inclui uma série de veículos como o veículo de lançamento, o veículo de lançamento de transferência de terra e o veículo de aterrissagem, instrumento de voo e vários veículos de lançamento. Para as diferentes fases da missão, são utilizados diferentes tipos de veículos para realizar a missão de transporte.

 

Características técnicas de cada fase

  • Exploração robótica de Marte: são utilizados veículos de lançamento de grande porte ou pesados, que lançam a sonda diretamente para uma órbita de transferência de terra e o veículo de aterrissagem, e a sonda é propulsionada por propelente química, e utilizando o freio de retração para chegar a sua exploração no Marte.
  • Detecção primária: utiliza uma combinação de propelente elétrico nuclear, transporte separado entre a tripulação e a produtos de consumo.
  • Detecção de voo tripulada da sonda a Marte: utilizar o modo de transporte de carga de consumo em um único foguete, e realizar o abastecimento na estação espacial através do veículo de lançamento de propulsão.

 

Descrição das tarefas

Entrada em órbita terrestre + montagem da órbita terrestre + transferência de terra e o veículo de aterrissagem + aterragem em Marte + acoplamento da órbita de Marte + regresso à Terra.

Duração do voo: centenas de dias de ida e volta.

Distância percorrida: de milhões a bilhões.

Encontro e acoplamento em órbita: várias vezes ou até mais de 10 vezes.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome