Destaques da Semana

China projeta corte de 7% a 10% nas emissões de carbono até 2035

China emissões de carbono
Fonte da imagem: Huang Jingwen/ Xinhua

O presidente chinês, Xi Jinping, destacou que a redução das emissões de carbono será prioridade central na agenda climática da China. Ele afirmou que 2025 marca o 10º aniversário do Acordo de Paris e representa um momento decisivo para a apresentação de uma nova rodada de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).

Xi ressaltou que a China busca reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa de toda a economia em 7% a 10% até 2035, em relação ao pico atual, com metas ainda mais ambiciosas a longo prazo. Para alcançar isso, o país planeja ampliar o consumo de energia não fóssil para mais de 30% do total e aumentar a capacidade instalada de geração eólica e solar para 3,6 bilhões de quilowatts, seis vezes maior que em 2020.

O presidente reforçou que a transformação verde e de baixo carbono deve avançar globalmente, mesmo diante de países que adotam políticas divergentes. Ele destacou a necessidade de colaboração internacional em tecnologias e indústrias verdes, além de apoio financeiro e técnico aos países em desenvolvimento, para reduzir a lacuna Norte-Sul e garantir que o crescimento sustentável beneficie todas as regiões.

Entre outras medidas, Xi anunciou o aumento do estoque florestal para mais de 24 bilhões de metros cúbicos, a consolidação de veículos de nova energia como principal fonte de vendas de carros novos e a expansão do mercado nacional de comércio de emissões de carbono para as principais indústrias de alta emissão. Ele afirmou que essas iniciativas visam consolidar uma sociedade resiliente ao clima.

O presidente chinês destacou que o cumprimento das metas de redução de carbono depende de esforços internos da China e de um ambiente internacional favorável. Ele reforçou a necessidade de todos os países adotarem políticas concretas de redução de emissões e a fortalecer a cooperação global para enfrentar as mudanças climáticas.

Fonte: news.china