Destaques da Semana

China prepara 2ª Expo Internacional para Promoção da Cadeia de Suprimentos

Promoção da Cadeia de Suprimentos
Fonte da imagem: Pu Xiaoxu/ Xinhua

A 2ª Expo Internacional da China para Promoção da Cadeia de Suprimentos será realizada de 26 a 30 de novembro em Pequim. O evento acontecerá no Pavilhão Shunyi, do Centro Internacional de Exposições da China, e organizado pelo Conselho de Promoção do Comércio Internacional da China e pelo Grupo de Exposições Internacionais da China.

Nesta segunda-feira, 28, o Vice-Presidente do Conselho de Promoção do Comércio Internacional da China, Sr. Zhang Shaogang, e o Vice-Presidente, Sr. Yu Jianlong, apresentaram as informações sobre o evento. Também esteve presente na conferência o Diretor do Gabinete do Conselho de Promoção do Comércio Internacional da China, Sr. Yu Yi.

Cinco importantes organizações internacionais, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o Centro Internacional de Comércio e a Câmara Internacional de Comércio, apoiam a 2.ª Expo da Cadeia de suprimentos.

A Expo tem como tema “Ligar o mundo, criar o futuro em conjunto”, que é centrado na promoção da cooperação internacional na cadeia industrial e na cadeia de suprimentos. A Exposição visa promover a ligação entre os setores relacionados, as pequenas, médias e grandes empresas, a colaboração entre a indústria, academia e pesquisa, e a interação entre as empresas chinesas e estrangeiras.

Espera-se que mais de 1.000 representantes do governo e das empresas chinesas e internacionais compareçam à cerimônia de abertura, que será realizada na manhã de 26 de novembro. Na ocasião, será apresentado o documento “Iniciativa de Pequim para a Estabilidade e Fluidez Global da Cadeia Industrial e da Cadeia de suprimentos”. Durante a Expo, também serão organizados sete eventos temáticos em torno de cada cadeia e zona de exposição. Além disso, mais de 300 eventos de diferentes tipos serão realizados durante o período da exposição.

Serão selecionadas mais de 600 empresas chinesas e estrangeiras para participar, com um aumento de cerca de 20% em relação à primeira edição. Além das 75 empresas da Fortune 500 e das 83 empresas da Fortune 500 da China, também vão participar pequenas e médias empresas de todos os países. Diferente de outras exposições que se concentram na exposição de bens e serviços, a Expo da Cadeia de suprimentos dá mais atenção à promoção da cooperação industrial e à inovação tecnológica, que é precisamente o que as pequenas e médias empresas precisam.

Na Expo da Cadeia de suprimentos deste ano, a proporção de expositores estrangeiros atingiu 32%, mais do que no ano passado, e as empresas dos Estados Unidos estão em primeiro lugar, e o número de empresas de capital europeu e japonês também excedeu em grande medida a primeira edição.

A área de exposição da Expo deste ano aumentou de 100.000 metros quadrados para 120.000 metros quadrados, e será estabelecida uma subzona de exposição da cadeia agrícola verde no Pavilhão Chaoyang do Centro Internacional de Exposições da China.

Mais de 100 países e regiões, mais de 10 organizações internacionais e mais de 30 províncias, regiões autônomas e municípios diretamente subordinados ao Governo Central enviarão delegações. Espera-se que o número de visitantes exceda a primeira edição.

Novidades da edição

Uma das inovações dessa edição serão os lançamentos de iniciativas conjuntas de cada cadeia industrial. A cadeia agrícola verde, por exemplo, será lançada pela empresa americana Cargill e pelas empresas líderes nacionais em uma iniciativa conjunta para responder às alterações climáticas, apelando às empresas agrícolas e alimentares para aprofundar a cooperação internacional na transição verde, na redução de carbono e na mitigação das alterações climáticas, promovendo o desenvolvimento verde e sustentável. A cadeia de tecnologia digital vai ser lançada de maneira conjunta pela empresa alemã SAP e a China Unicom, uma iniciativa conjunta para reforçar a cooperação internacional na economia digital, transmitindo a boa vontade da comunidade empresarial chinesa e estrangeira de trabalhar em conjunto para criar uma comunidade de interesses económicos digitais mundiais.

Além disso, será lançado o relatório principal da Expo da Cadeia de suprimentos, “Relatório Global de Promoção da Cadeia de suprimentos 2024”, que combina as novas tendências do desenvolvimento da cadeia de suprimentos global, desenhando mapas da cadeia de suprimentos global de 11 indústrias-chave, como robôs humanoides, veículos inteligentes e circuitos integrados. Também serão lançados pela primeira vez os “Índice Global de Promoção da Cadeia de suprimentos” e o “Índice Global de Ligação da Cadeia de suprimentos”, que ajudam os governos e o setor empresarial de todo o mundo a compreender mais precisamente as tendências de desenvolvimento e os principais riscos da cadeia de suprimentos global através de métodos de análise quantitativa. Estes dois índices também são inovadores a nível mundial neste domínio.

Em 2023, participaram 515 empresas chinesas e estrangeiras, as várias partes realizaram mais de 360 atividades de apoio, troca e correspondência, mais de 15.000 pessoas participaram, foram publicados 23 relatórios de investigação, declarações, normas, e foram assinados mais de 200 acordos e intenções de cooperação.

Nível de internacionalização mais elevado

Até o momento, a proporção de expositores estrangeiros aumentou de 26% na primeira edição para 32% nesta edição, com quase 70 países participantes, dos quais os expositores europeus e americanos representam 50% dos expositores estrangeiros. As empresas da Fortune 500 e as empresas líderes do setor representam mais de 60% das empresas expositoras. Atualmente, mais de 30 países, organizações internacionais e regionais, assim como mais de 50 associações empresariais estrangeiras e empresas mundialmente conhecidas de países como o Japão e o Reino Unido confirmaram a formação de grupos para participar na conferência.

A participação de empresas chinesas e estrangeiras em forma de stand conjunto também é uma das características da segunda edição da Expo. Quatro líderes da indústria automobilística, nomeadamente Rio Tinto, Bosch, Baowu e XPeng, vão apresentar conjuntamente a cadeia inteligente de automóveis, e a Fonterra vai apresentar a cadeia agrícola verde com os seus parceiros da cadeia de suprimentos chinesa.

A exposição vai concentrar-se na apresentação de novos produtos, novas tecnologias, novos processos e novos materiais de todas as cadeias. A China Communications Construction Company, a Corning e a Nike apresentarão pela primeira vez a sua disposição e ecossistema da cadeia industrial completa, e a Maersk, a Sumitomo Electric, a BrainCo e outras empresas apresentarão mais de 70 novos produtos.
A segunda edição da Expo da Cadeia de suprimentos vai inovar com a publicação do “Relatório de Promoção da Cadeia Global de suprimentos 2024”, e vai publicar pela primeira vez globalmente dois importantes índices, nomeadamente o “Índice de Promoção da Cadeia Global de suprimentos” e o “Índice de Ligação da Cadeia Global de suprimentos”.

Exposição verde

A segunda edição do evento vai praticar a estratégia nacional de desenvolvimento “duplo carbono”, implementando o conceito de exposição “verde, ambientalmente amigável e sustentável”. Os expositores devem cumprir os padrões verdes na construção dos seus stands, utilizar materiais ecológicos, torná-los recicláveis, e alcançar a construção simplificada, a modularização estrutural, a padronização dos componentes e a redução do design.

Serviços e infraestrutura

Em termos de serviços para os expositores, a Administração Nacional de Supervisão do Mercado emitiu políticas de apoio específicas, apoiando a utilização da gestão da integridade e da gestão classificada para veículos e produtos eletrônicos importados envolvidos na certificação de produto obrigatório (CCC), implementando canais convenientes.

A Alfândega de Pequim anunciou 12 medidas de conveniência para apoiar a 2ª Expo da Cadeia de suprimentos, incluindo a simplificação dos procedimentos de inspeção de exposições, a simplificação dos procedimentos de entrada e saída, o apoio à exposição e venda de bens sob regime de depósito aduaneiro, e também adicionou medidas como a supervisão eletrônica do processo integral e o apoio ao comércio eletrônico transfronteiriço. As embaixadas e consulados chineses no estrangeiro também podem fornecer facilidades para a obtenção de vistos para a China.

Através da Expo da Cadeia de suprimentos offline e da Expo da Cadeia de suprimentos online baseada na plataforma “Feizhan”, empresas globais podem encontrar parceiros da cadeia de suprimentos. Na primeira edição da Expo da Cadeia de suprimentos, a Jiangsu Fengshang estabeleceu contato com o Rio Grande do Sul, no Brasil, e em março deste ano, viajaram para o Brasil para uma visita de estudo aprofundada, tendo alcançado um acordo de cooperação industrial após a visita. Existem inúmeros exemplos como este.

Fonte: ccpit.org