Tecnologia

China constrói trem maglev que não precisa de energia

Trem Maglev

Matéria publicada originalmente no dia 23 de agosto de 2022

A China concluiu recentemente a construção da primeira linha experimental desenvolvida de maneira independentemente no país, utilizando a tecnologia de levitação magnética permanente (PML) de terras raras. Denominada “Arco-íris”, a linha Maglev, com cerca de 800 metros de comprimento, foi construída no condado de Xingguo, província de Jiangxi, no leste da China.

A linha experimental, desenvolvida conjuntamente pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Jiangxi, China Railway Liuyuan Group (CRL Group), China Railway Hi-Tech Industry Co., Ltd. e China National Rare Earth Functional Material Innovation Center, pode ser aplicada para suportar trens aéreos de média e baixa velocidade e volume.

Trem MaglevCom uma velocidade máxima projetada de 80 quilômetros (49 milhas) por hora, o sistema ferroviário agora pode servir um trem maglev de dois vagões com uma capacidade de 88 pessoas. O sistema de trânsito é equipado com o Sistema de Navegação por Satélite BeiDou, 5G e tecnologias de sensoriamento inteligente.

A via com tecnologia PML de terras raras pode manter os trens em estado de suspensão, o que economiza energia e é ecologicamente correto.

O trem experimental viaja ao longo de uma via suspensa a 33 pés no ar por uma estrutura de aço e se parece com qualquer outro trem de maglev elevado apenas virado. Em vez de andar em cima da via, ele viaja por baixo dela, levando alguns a chamá-lo de “trem do céu”.

“A linha maglev ‘arco-íris’ é a combinação perfeita de um monotrilho suspenso e a tecnologia de levitação magnética permanente. O monotrilho suspenso tem várias vantagens: não ocupa espaço no solo, tem um direito de passagem independente e seu custo é baixo”.

Trem MaglevEssa não é nem mesmo a característica mais única da linha maglev “arco-íris”. Anteriormente, os trens maglev usavam dois conjuntos de eletroímãs para criar a força necessária para impulsioná-los a grandes velocidades. O trem voador da China, por outro lado, usa ímãs permanentes ricos em elementos de terras raras para produzir uma força constantemente repelente forte o suficiente para tirar um vagão inteiro dos trilhos. As condições sem atrito criadas pelo sistema significam que o veículo pode ser mantido flutuando indefinidamente, mesmo sem energia. O trem é capaz de deslizar silenciosamente ao longo de sua via a velocidades de até 50 mph.

Infelizmente, por mais promissora que a tecnologia maglev suspensa possa parecer, ela só será possível na China no momento. Isso porque o país é facilmente o líder mundial em elementos de terras raras. É o lar de quase 40% da reserva mundial conhecida dos materiais necessários para fazer os ímãs permanentes do trem, de acordo com o New Atlas. Isso é o dobro do que o país em segundo lugar, o Vietnã. Tal é o domínio da China, que seis empresas estatais foram responsáveis pelo processamento de 85% dos elementos de terras raras do mundo em 2020.

Fonte: Xinhua