Tecnologia

China planeja fornecer IA segura e confiável na indústria até 2027

IA confiável
Imagem: Guo Cheng/ Xinhua

A China definiu metas para tornar o fornecimento de tecnologias essenciais de inteligência artificial (IA) seguro e confiável até 2027, e para manter sua escala industrial entre as maiores do mundo. O governo lançou o plano por meio de oito órgãos, entre eles o Ministério da Indústria e Informatização, a Administração do Ciberespaço da China e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

O plano estabelece a integração da IA ao setor manufatureiro para apoiar novas formas de produção e acelerar a industrialização. Até 2027, o governo pretende aplicar de três a cinco grandes modelos gerais de IA na manufatura, desenvolver modelos especializados para setores industriais, criar 100 conjuntos de dados industriais e promover 500 cenários de aplicação.

O documento também prevê a formação de duas a três empresas líderes de ecossistema com atuação global, além de pequenas e médias empresas especializadas e provedores de serviços com conhecimento em IA e em setores industriais.

Além disso, o país pretende construir um ecossistema de código aberto, ampliar as capacidades de segurança e apresentar soluções chinesas para o desenvolvimento da IA no cenário internacional.

O plano lista medidas que envolvem o desenvolvimento coordenado de hardware e software para chips de IA, o apoio a inovações em treinamento e inferência de modelos e o estímulo a grandes modelos voltados para a indústria. Também exige que empresas incorporem essa tecnologia aos processos centrais de produção.

O governo inclui ainda o avanço em tecnologias de proteção de algoritmos e de dados de treinamento como parte das metas até 2027.

Fonte: Xinhua