Tecnologia

China planeja enviar 3 astronautas para estação espacial em junho para realizar atividades por três meses

Após a conclusão do acoplamento entre a espaçonave de carga Tianzhou-2 e o módulo central Tianhe, a próxima missão de construção da órbita da estação espacial chinesa é lançar a espaçonave tripulada Shenzhou-12. A espaçonave tripulada Shenzhou-12 está planejada para ser lançada em junho, com três astronautas, quando a China implementará a missão tripulada Shenzhou-12 no Centro de Lançamento de Satélite Jiuquan.

Os três astronautas que estarão a bordo serão os primeiros “habitantes” do módulo central Tianhe. Eles estarão em órbita por três meses, efetuando manutenção do exterior do módulo, troca de peças, instalação de aplicativos científicos entre outras operações. No momento, a tripulação já entrou em treinamento intensivo e está se preparando para a próxima viagem espacial.

(Fonte: CCTV; imagem mostra treinamento dos astronautas)

De acordo com Yang Liwei, vice-projetista-chefe da engenharia espacial tripulada da China, a tripulação do Shenzhou-12 foi escolhida do primeiro e segundo lote de astronautas. Tendo em vista que os astronautas do primeiro lote são mais velhos, os astronautas aumentaram sistematicamente a intensidade do treinamento, melhorando continuadamente a sua adaptabilidade no espaço.

(Fonte: CCTV)

Faltando menos de um mês para a missão, a tripulação já entrou em isolamento de segundo nível e várias tarefas já estão na sua reta final.

Estação espacial chinesa deve ser concluída nos próximos dois anos

(Fonte: CCTV; imagem ilustrativa do Tianhe)

Hao Chun, diretor do Escritório de Engenharia Espacial da China, disse que nos meses de setembro e outubro, a China irá realizar missões espaciais da espaçonave de carga Tianzhou-3 e da espaçonave tripulada Shenzhou-13. Entre eles, Shenzhou-3 também terá uma tripulação com três astronautas, que estarão em missão por seis meses.

(Fonte: CCTV)

Até final de 2022, a estação espacial chinesa estará concluída e em órbita, e seguirá para próxima fase de aplicação e desenvolvimento. A vida útil de Tianhe é de mais de 10 anos, e com a manutenção constante dos astronautas poderá ampliar ainda mais o tempo em órbita da estação.

 

Fonte: Baidu, CCTV