O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China informou, em 10 de dezembro, que 2025 será o último ano do período de transição entre a consolidação das conquistas no combate à pobreza e a integração dessas políticas à estratégia de revitalização rural. O governo manterá as atuais medidas de apoio e continuará a assistir as regiões e famílias que superaram a pobreza, com foco em evitar retrocessos em larga escala.
Segundo um representante do ministério, o mecanismo de monitoramento e assistência funciona de forma estável e já identificou e apoiou mais de 7 milhões de pessoas em situação de risco. O país consolidou avanços em educação, saúde, moradia e acesso à água. O número de alunos que abandonam a educação obrigatória entre famílias que superaram a pobreza permanece em zero, enquanto a taxa de participação no seguro de saúde básico segue acima de 99%. Programas de reforma de moradias rurais e reforço estrutural avançam de forma contínua, e o abastecimento de água encanada já alcança 94% das áreas rurais.
Além disso, o país continua a apoiar o desenvolvimento de indústrias locais. Os 832 municípios que superaram a pobreza cultivaram de duas a três cadeias produtivas com capacidade de ampliar a economia local. Cerca de três quartos da população anteriormente empobrecida participa de mecanismos de compartilhamento de resultados com novas entidades agroindustriais. O emprego segue estável, com mais de 30 milhões de pessoas provenientes dessas famílias inseridas no mercado de trabalho, o que sustenta a renda de mais de dois terços desses lares.
A renda também avançou. Nos três primeiros trimestres de 2025, a renda disponível per capita em municípios anteriormente empobrecidos chegou a 13.158 yuans, alta real de 6,5%, acima do crescimento registrado no meio rural em geral. Desde o início do período de transição, o crescimento médio anual real alcançou 7,8%, superando a média nacional rural.
A partir de 2025, os departamentos agrícolas e rurais manterão a diretriz de preservar a estabilidade das políticas com ajustes pontuais. O governo seguirá com medidas específicas de apoio, integrará a assistência rotineira à revitalização rural e manterá o foco em evitar o retorno em massa da população à pobreza.
Fonte: news.cn


Adicionar Comentário