Empreendedorismo

China lidera mercado global de veículos elétricos pelo décimo ano consecutivo

Mercado de veículos elétricos
Fonte da imagem: Ji Chunpeng/ Xinhua

Em coletiva de imprensa da série “Cumprimento de Alta Qualidade do Plano Quinquenal”, realizada pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado em 9 de setembro, autoridades informaram que a produção de veículos de novas energias (NEVs) da China ultrapassou 13 milhões de unidades em 2024, mantendo o país na liderança mundial de produção e vendas pelo décimo ano consecutivo.

“Os veículos de novas energias representam uma direção estratégica para o desenvolvimento verde e a transformação da indústria automobilística global. Eles são fundamentais para que a China evolua de grande produtor de automóveis para potência automobilística”, afirmou Xin Guobin, vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação. Segundo ele, a participação das vendas de NEVs subiu de 5,4% em 2020 para 40,9% no ano passado. O consumo desses veículos alcançou RMB 2 trilhões em 2024, movimentando toda a cadeia produtiva e setores correlatos e gerando impactos econômicos e sociais relevantes.

Durante o 14º Plano Quinquenal, o governo elaborou planos de desenvolvimento industrial em nível nacional. As empresas do setor aumentaram investimentos, superaram desafios tecnológicos e elevaram a qualidade e o desempenho dos produtos. Além disso, a autonomia média dos carros de passeio elétricos puros chegou a quase 500 km, o custo unitário das baterias de potência caiu 30%, a vida útil aumentou 40% e a velocidade de recarga mais que triplicou. Além disso, a infraestrutura de pontos de recarga e estações de troca de baterias se expandiu.

“Devemos reconhecer que ainda existem problemas, como a limitação de chips automotivos de alto desempenho para processos avançados e a concorrência não racional, que permanece evidente”, destacou Xin Guobin. Ele acrescentou que a China pretende aperfeiçoar políticas de apoio, reforçar a superação de tecnologias essenciais, regular a ordem competitiva do setor e continuar promovendo o desenvolvimento de alta qualidade da indústria.

Fonte: gmw.cn