Tecnologia

China lança primeiro monitor de terremoto inteligente; função de alerta reduz significativamente a quantidade de vítimas de terremotos

De acordo com os relatos da mídia chinesa, recentemente, a equipe do professor Zhang Jie, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC, sigla em inglês), em conjunto com a Administração Sismológica da China (CEA, sigla em inglês), lançou o primeiro monitor de terremoto/sísmico inteligente. Por meio de inteligência artificial, o sistema é capaz de detectar, em menos de um segundo, as características de ondas sísmicas com precisão.

Em um terremoto, a taxa de vítimas pode sofrer uma redução de 14% caso seja possível receber o alerta de terremoto com 3 segundos de antecedência. E, com 10 segundos de antecedência, a redução chega a 39%. 

Em 11 de março, na Escola de Ciências Terrestre e Espaciais da USTC, o Zhu Huiyu, membro da equipe de professor Zhang Jie, explicou o funcionamento do monitor sísmico. Segundo ele, o  monitor de terremoto inteligente é o primeiro sistema do tipo da China e até do mundo. Através da inteligência artificial, o sistema consegue detectar sinais de terremoto automaticamente e divulgar informações em tempo real, antecipando, assim, o alerta de terremoto por um segundo. 

O monitor é capaz de prever tempo, epicentro e magnitude do terremoto. Comparando com outros equipamentos de alerta antecipado contra terremotos, o grande diferencial desse monitor é que o sistema consegue revelar as características de ondas sísmicas em menos de um segundo. Ou seja, pode obter dados como velocidade e direção de abertura das falhas em um tempo relativamente curto. 

Geralmente, as características de ondas sísmicas causadoras de um terremoto são reveladas somente em 3 a 10 minutos após a ocorrência de sismo, quando os danos já foram criados. Com o monitor de terremoto inteligente, as informações são captadas antes que o terremoto atinja a região, o que é de grande importância para a prevenção e a redução de prejuízos. 

Atualmente, o monitor  de terremoto inteligente está sendo testado com ensaios sísmicos, realizados nos campos experimentais das províncias Yunnan e Sichuan da China. 

 

 

Fonte: mydrivers.com