Uma equipe de pesquisa da Academia Chinesa de Ciências lançou o primeiro modelo de fundação de sensoriamento remoto do mundo com mais de 10 bilhões de parâmetros durante um novo fórum da indústria. A versão 3.0 do modelo Kongtian Lingmou, desenvolvida em conjunto pelo Instituto de Pesquisa de Informações Aeroespaciais da CAS e o Laboratório Peng Cheng, de Shenzhen, foi apresentada na primeira Conferência de Tecnologia de Informações Aeroespaciais em 21 de setembro. Ela tem o potencial de fornecer serviços precisos em vários cenários, incluindo proteção ambiental.
O modelo em larga escala começou operações experimentais em múltiplos setores, como resposta a emergências, recursos terrestres, assuntos marítimos e construção urbana, demonstrando sua capacidade de lidar com tarefas altamente desafiadoras, de acordo com a equipe de desenvolvimento.
Os parâmetros do modelo de fundação funcionam como suas “células de memória e conhecimento”, disse Sun Xian, pesquisador do Instituto de Pesquisa de Informações Aeroespaciais. Quanto mais parâmetros ele tem, mais precisamente consegue lidar com tarefas complexas, acrescentou.
Modelos de sensoriamento remoto em larga escala mostram potencial de aplicação em várias áreas, como monitoramento e proteção ambiental, neutralidade de carbono, agricultura e gestão de recursos naturais, planejamento e desenvolvimento urbano, além de resposta a emergências e gestão de desastres, disse um pesquisador sênior de ciências espaciais ao portal chinês, Yicai Global.
O monitoramento regular e a proteção de grandes áreas florestais podem ser alcançados usando modelos de sensoriamento remoto, e grandes culturas alimentares no solo também podem ser identificadas com precisão, de acordo com o pesquisador.
O lançamento da versão 3.0 do Kongtian Lingmou é um passo significativo para a inteligência artificial e as capacidades de observação da Terra da China. Ele provavelmente oferecerá ferramentas valiosas para os tomadores de decisão em vários setores lidarem com desafios complexos de gestão ambiental e de recursos.
Fonte: Yicai Global