Tecnologia

China envia o quarto grupo de satélites espiões Yaogan-35

satélites espiões Yaogan-35

Matéria publicada originalmente no dia 22 de agosto de 2022

Um foguete Longa Marcha-2D que carregava os três satélites designados como Yaogan 35 (grupo 4) de sensoriamento remoto, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Xichan (XSLC, sigla em inglês) no sudoeste do país, no último sábado, marcando 103 lançamentos consecutivos bem-sucedidos da série da família de foguetes Longa Marcha e quebrando o seu recorde anterior de 102 lançamentos, estabelecido de 1996 a 2011.

Segundo a mídia estatal chinesa, a nave espacial recém-lançada será usada principalmente para conduzir testes científicos, levantamento de recursos da terra, estimativa de rendimento de produtos agrícolas e prevenção e redução de desastres.

É provável que o trio se junte em junho e julho deste ano aos três conjuntos de trios de satélites Yaogan-35 enviados em órbita por três lançamentos similares em novembro de 2021. Os primeiros nove satélites estão agora orbitando a cerca de 310 milhas (500 quilômetros) acima da Terra, com uma inclinação de 35 graus a fim de proporcionar passagens regulares e repetidas sobre áreas de interesse.

Desde o lançamento bem-sucedido do 17º satélite espião chinês recuperável em 20 de outubro de 1996 por um foguete Longa Marcha 2D até o lançamento bem-sucedido do satélite HY-2 em 6 de agosto de 2011 por um foguete CZ-4B, foram necessários 15 anos para os 102 lançamentos consecutivos de sucesso da série de foguete Long March da China.

Desde 5 de maio de 2020 até hoje, a China usou apenas 2 anos e 3 meses para realizar o recorde de 103 vitórias de lançamentos consecutivos, com uma média de uma missão de lançamento a cada 8 dias. Ao mesmo tempo, também estabeleceu um novo recorde de dois lançamentos consecutivos bem-sucedidos em um dia.

Durante esses 830 dias, a série do foguete transportador chinês, transportou mais de 200 naves espaciais à órbita, incluindo módulos de estação espacial, uma sonda lunar, uma sonda a Marte e naves espaciais tripuladas, disse a China Aerospace Science e Technology Corporation.

“Sob a posição de lançamento de alta densidade, o foguete longa marcha ainda pode manter uma taxa de sucesso tão alta, é uma demonstração dos esforços de três anos da China Aerospace Science e Technology Corporation para romper as dificuldades contraditórias encontradas no processo de reforma e desenvolvimento, promover firmemente várias medidas para aterrar e implementar o desenvolvimento de” alta qualidade, alta eficiência e alta eficiência “para alcançar resultados óbvias.” Wu Yansheng, secretário do partido e presidente da China Aerospace Science e Technology Corporation, disse.

Atualmente, mais de 10 tipos de foguetes da Longa Marcha em serviço não só são capazes de lançar satélites, estações espaciais e naves espaciais tripuladas/carga para diferentes órbitas terrestres altas, médias e baixas, mas também têm a capacidade de lançar sondas espaciais profundas não tripuladas, atingindo um nível de capacidade mundial avançado.

Entre os 103 lançamentos consecutivos de sucesso dos foguetes da Longa Marcha, há veteranos como a Longa Marcha 2, a Longa Marcha 3 e a Longa Marcha 4, e as “novas gerações” como a Longa Marcha 5, a Longa Marcha 6, a Longa Marcha 7, a Longa Marcha 8 e a Longa Marcha 11.

A China está atualmente desenvolvendo uma nova geração de veículos de lançamento tripulados e veículos de lançamento pesados. Esses foguetes no futuro assumirão a missão de pouso tripulado na lua, detecção de Marte, detecção de Júpiter e detecção de asteroides.

A missão foi o 32º lançamento orbital da Chang Zheng 2D e a 433ª missão dos foguetes transportadores da série Longa Marcha.

Fonte: Diário do Povo