Nesta terça-feira (9), o presidente do Banco Central chinês, Yi Gang, revelou em um discurso em vídeo, que até 8 de outubro deste ano, já chegaram a mais de 3,5 milhões de teste-piloto do yuan digital, totalizando 123 milhões de carteiras de yuan digital (e-CNY) e um valor de transação de 56 bilhões (US$ 8 bilhões).
O próximo passo, segundo o site oficial do Banco Central, será melhorar a estrutura e o uso do yuan digital de acordo com a situação piloto-teste. Em primeiro lugar, consultar as ideias de gerenciamento de dinheiro e contas bancárias para estabelecer um modelo de gerenciamento adequado para o yuan digital. Em segundo lugar, continuar a melhorar a eficiência de liquidação, proteção de privacidade, antifraude e outras funções. Em terceiro lugar, promover a interação entre o yuan digital e os instrumentos de pagamento eletrônico existentes, a fim de realizar a unificação da segurança e da conveniência. Em quarto lugar, melhorar a construção do ecossistema da moeda digital e promover a inclusão e disponibilidade do yuan digital.
Já os dados mostram que, desde este ano, o piloto-teste de RMB digital progrediu aos saltos, chuva de moeda digital em “envelopes vermelhos”. Dentre eles, o projeto que mais se destacou foi o uso da moeda digital em transportes com baixa emissão de carbono. E as cidades que lançaram este projeto de baixo teor de carbono são Chengdu, Changsha, Pequim, que promoveram o projeto em ônibus e metrôs.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 21st Century Business Herald