Destaques da Semana

China investiu RMB 1,28 trilhão em obras hídricas em 2025

Obras hídricas
Imagem: Cai Xiangxin/ Xinhua

A China investiu RMB 1,2848 trilhão em obras de recursos hídricos em 2025, segundo o ministro dos Recursos Hídricos, Li Guoying. O país superou, pelo quarto ano consecutivo, a marca de RMB 1 trilhão em investimentos anuais no setor. A declaração foi feita durante a Conferência Nacional de Trabalho em Recursos Hídricos, realizada nos dias 5 e 6 de janeiro.

De acordo com os dados apresentados, o país implementou 47.563 projetos hídricos ao longo de 2025, o que resultou na criação de 3,15 milhões de empregos. Entre os projetos aprovados, estão os estudos de viabilidade da fase seguinte do projeto do rio Taipu e do sistema de alocação de recursos hídricos da Península de Liaodong, na província de Liaoning.

Além disso, o governo iniciou as obras de 27 grandes projetos. Entre eles estão os ajustes e a construção de áreas de inundação controlada nos trechos abaixo de Fushan e Xiawo, no curso principal do rio Huai, e o projeto Yinjiang Jimin, na província de Sichuan. O túnel de desvio de águas do complexo hídrico de Guixian, no rio Amarelo, também foi concluído.

No enfrentamento de desastres naturais, os departamentos de recursos hídricos conseguiram conter enchentes acima do nível de alerta em 913 rios. Desse total, 42 registraram cheias superiores aos maiores níveis históricos já medidos. As autoridades também responderam à grande enchente regional “25·7” na bacia do rio Hai, à alternância extrema entre seca e cheia na bacia do rio Han e aos riscos de inundação na bacia do rio Dahei, na Mongólia Interior.

Na área de proteção ecológica, o governo concluiu as metas de recuperação de 88 chamados “rios ou lagos mãe”. A delimitação das zonas de proibição e restrição para captação de águas subterrâneas também avançou e foi praticamente finalizada.

Já na digitalização da gestão hídrica, a China ampliou a construção de um sistema baseado em gêmeos digitais. Projetos como o Gêmeo Digital das Três Gargantas e o Gêmeo Digital da Transferência de Água Sul–Norte, entre 11 iniciativas prioritárias, entraram em operação. Além disso, 49 distritos de irrigação digital passaram a integrar projetos-piloto, enquanto 32 obras digitais de transferência de água alcançaram resultados intermediários.

Fonte: gmw.cn