Economia

China incentiva empresas a investirem em projetos de infraestrutura das Filipinas

O governo chinês incentiva as empresas nacionais a participarem de projetos comercialmente viáveis nas Filipinas para ajudar o país do sudeste asiático a construir sua infraestrutura, disse o embaixador chinês de Filipinas, Huang Xilian, na quinta-feira, 4 de fevereiro.

“A China entende o desejo dos governos locais filipinos de promover projetos de infraestrutura em grande escala. Projetos de infraestrutura em grande escala, no entanto, requerem grandes investimentos e longos períodos”, disse Huang, enquanto visitava o canteiro de obras de uma ponte doada por chineses em Manila.

Em suas conversas, Huang também mencionou um projeto de aeroporto recentemente cancelado na província de Cavite, ao sul de Manila, e fez alguns esclarecimentos sobre o projeto.

“O que o governo provincial de Cavite cancelou foi o projeto de estudo de viabilidade do Aeroporto de Sangley Point, não o chamado projeto de 10 bilhões de dólares americanos”, disse Huang.

Pelo acordo de ambas as partes, o licitante vencedor, joint venture da empresa chinesa com seus sócios filipinos, investirá 20 milhões de dólares por conta própria em um determinado período e fará o estudo de viabilidade da construção de Aeroporto de Sangley Point para o governo da província de Cavite, acrescentou Huang.

“O projeto de estudo de viabilidade entre o governo provincial de Cavite e a joint venture é um projeto comercial puro e não relacionado ao governo central das Filipinas ou ao governo chinês”, esclareceu Huang.

“Também não é relevante para a Belt and Road Initiative ou qualquer terceiro. Algumas pessoas politizaram essa questão com base em suas especulações, cujo propósito é totalmente desconhecido”, afirmou Huang.

Huang destacou ainda que exige que todas as partes interessadas relacionadas façam esforços de longo prazo e incessantes para garantir o progresso e o sucesso de um projeto.

“Esperamos que os governos locais filipinos também criem um ambiente de negócios favorável para eles, de modo a continuar a aumentar sua atratividade para o capital estrangeiro e fortalecer a confiança das empresas chinesas que investem nas Filipinas”, disse Huang.

 

Fonte: XinHua NetChina