Economia

China fica em 1º lugar em vendas de veículos elétricos por sete anos consecutivos

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT, sigla em inglês) do governo chinês, divulgou nesta quarta-feira (12), a venda de veículos de nova energia (NEV, sigla em inglês) em 2021. A produção e venda de automóveis na China em 2021 foram de 26,082 milhões e 26,275 milhões de unidades, respectivamente, com um aumento de 3,4% e 3,8% em relação ao ano anterior, terminando três anos consecutivos de tendência de queda, contribuindo para a recuperação sustentada do desenvolvimento da economia industrial e crescimento macroeconômico estável da China.

Em 2021, as vendas de veículos elétricos da China foram concluídas com 3,521 milhões unidades, o que representa um aumento de 1,6 vezes em relação ao ano anterior, ocupando a primeira posição mundial há 7 anos consecutivos.

No ano passado, as vendas cumulativas de veículos de passageiros de marcas chinesas totalizaram 9,543 milhões de unidades, um crescimento anual de 23,1%. A quota de mercado atingiu 44,4%, aumentando 6 p.p. em relação ao ano anterior; as exportações de veículos inteiros foram de 2,015 milhões de unidades, um aumento de 1% em relação ao ano anterior, recorde histórico.

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação afirma que fará todos os esforços para manter a operação da indústria automobilística  saudável, aumentar os esforços para promover veículos de nova energia e fazer com que os veículos inteligentes sejam conectados à rede de internet, e se esforçar para melhorar a estabilidade e a competitividade da cadeia de suprimentos da indústria.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome