A China permitiu que mais 14 regiões, incluindo Liaoning, Fujian e Sichuan, realizassem exportações de carros usados, disse um aviso do Ministério do Comércio da China (MOC, sigla em inglês).
O aviso foi emitido conjuntamente pelo MOC, Ministério de Segurança Pública (MSE, sigla em inglês) e a Administração Geral de Alfândega (GACC, sigla em inglês).
Essas regiões devem formular padrões de admissão para empresas locais, padronizar os procedimentos de seleção e apoiar empresas com acesso a carros usados para venda, canais de comercialização no exterior e serviço pós-venda para realizar os negócios de exportação, disse.
Mais esforços devem ser feitos para facilitar o registro da transação de veículos, o pedido de licença e o desembaraço alfandegário para criar um ambiente sólido, acrescentou.
A China iniciou oficialmente as exportações de carros usados em maio de 2019, com Pequim, Tianjin, Xangai e Guangdong entre o primeiro lote de dez regiões autorizadas a conduzir tal comércio.
Dados industriais mostraram que 13,3 milhões de carros usados foram comercializados na China nos primeiros dez meses de 2022.
Fonte: Yicai Global