Economia

China estuda criar sistema de prontuário médico eletrônico compartilhado

Recentemente, a resposta da Comissão Nacional de Saúde da República Popular da China (NHC, sigla em inglês) à recomendação nº 10294 da quarta sessão da 13 ª assembleia Popular Nacional da China, foi publicada no site oficial do NHC, os detalhes da resposta do NHC à recomendação sobre o desenvolvimento de implementar um sistema de prontuário médico eletrônico compartilhado.

De acordo com o documento, a plataforma nacional abrangente de informações de saúde foi basicamente construída. Mais de 7 mil hospitais públicos de nível 2 ou superior estão conectados à plataforma regional de coordenação provincial, e mais de 2.200 hospitais de nível terciário inicialmente realizaram a troca e compartilhamento de informações dentro do hospital. Em dezembro de 2020, o NHC, promoveu o compartilhamento de informações médicas e de saúde entre as instituições médicas de cidades e dos estados, como registros médicos eletrônicos, resultados de exames, radiologia e diagnóstico por imagem

Proposta de criação de um repositório de dados de arquivos eletrônicos de prontuários médicos na China, possibilitando o compartilhamento de recursos. O documento de resposta mencionou que o NHC atribui grande importância aos serviços nacionais de big data em saúde e cuidados médicos, e está estudando o estabelecimento de um sistema nacional único para arquivos eletrônicos de saúde, registros médicos eletrônicos, dispositivos farmacêuticos, saúde pública, serviços médicos, planos de saúde e outros, e gradualmente alcançar conectividade, compartilhamento de informações e sinergia operacional.

Atualmente, os hospitais nacionais acima do nível 2 concluíram basicamente a construção de sistemas de informação básicos como sistema de informações hospitalares (HIS, sigla em inglês), sistema de gerenciamento de informações de laboratório (LIS, sigla em inglês) e tecnologia de imagiologia médica (PACS, sigla em inglês). A maioria dos hospitais terciários estabeleceu sistemas de informação como telemedicina e diagnóstico por imagem regional. As províncias exploram ativamente aplicativos baseados na plataforma de informação de saúde universal, e a província de Liaoning realiza a conectividade e a sinergia de negócios de mais de dez sistemas de negócios de saúde.

A cidade de Chongqing realizou o compartilhamento e a interconexão de dados de arquivos de saúde e registros médicos eletrônicos em toda a cidade entre as regiões e instituições médicas. A província de Hunan realiza a revisão compartilhada de arquivos de saúde, reconhecimento mútuo de resultados de inspeção e inspeção, gerenciamento unificado de registro de nomeação e assim por diante.

Na próxima etapa, a Comissão Nacional de Saúde trabalhará em conjunto com o Ministério das Finanças da China, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e outros departamentos para estudar mais as políticas de apoio relevantes, promover de forma integrada a plataforma de informação de saúde universal e outras infraestruturas, melhorar o nível de cobertura da rede de instituições médicas básicas, além de aumentar a capacidade de carga da rede e promover o compartilhamento de informações médicas de várias instituições médicas em todo o país.

Também irão aprofundar a implementação da lei de segurança de dados “lei de proteção de informações pessoais” e outros requisitos legais e regulamentares, fortalecer a gestão de segurança de dados, proteção de privacidade e garantir a segurança das informações do arquivo de saúde pessoal do paciente.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: The Paper