A Yantai CIMC Raffles Offshore Engineering Co., Ltd. entregou nesta quarta-feira (15), em Yantai, Shandong, o “Nordic Wind”, o primeiro navio do mundo de instalação de turbinas eólicas totalmente alimentado por corrente contínua (CC) com capacidade de elevação superior a 3.000 toneladas. A embarcação preenche a lacuna tecnológica em navios ultragrandes de instalação de turbinas eólicas com alimentação CC.
O Nordic Wind mede 146 metros de comprimento, tem deslocamento máximo de 56.000 toneladas e está equipado com um guindaste principal de 3.200 toneladas e sistema de posicionamento dinâmico Classe 2. Ele pode operar de forma estável em condições severas no Mar do Norte, com ventos e ondas de força 8 e temperaturas de até -15°C. O navio transporta e instala turbinas eólicas de 15 MW e 20 MW. Em relação a embarcações tradicionais, a alimentação totalmente CC reduz o peso, aumenta a capacidade de carga útil e diminui as emissões de carbono.
Zhao Liang, gerente técnico do projeto, explicou que os geradores CA exigem energia constante de motores a combustível, enquanto a energia CC permite carregar baterias que abastecem todas as instalações. Quando a bateria estiver fraca, os geradores a combustível fornecem energia intermitente, minimizando o consumo de combustível.
Segundo cálculos, as emissões de carbono do Nordic Wind durante a instalação de turbinas eólicas correspondem a apenas 30% das emissões de navios tradicionais movidos a CA, e as emissões por megawatt podem cair mais de 70%.
Fonte: stdaily
Adicionar Comentário