Em 24 de setembro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, concedeu uma coletiva de imprensa regular. Um repórter da AFP questionou o primeiro-ministro Li Qiang sobre declaração em Nova York de que a China não buscará novo tratamento especial e diferenciado nas negociações atuais e futuras da OMC.
Guo respondeu que o premiê Li Qiang anunciou na Reunião de Alto Nível sobre a Iniciativa de Desenvolvimento Global que a China, como país em desenvolvimento, não solicitará novos tratamentos especiais e diferenciados na OMC. “Essa medida apoia o sistema multilateral de comércio e implementa a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Governança Global“, disse Guo.
Ele acrescentou que, diante do avanço do unilateralismo e do protecionismo, o sistema multilateral de comércio e a ordem econômica global enfrentam desafios. “Como o maior país em desenvolvimento, a declaração da China demonstra sua responsabilidade internacional”, afirmou.
Guo também destacou que o país continuará a seguir o desenvolvimento de alta qualidade, ampliar a abertura econômica, implementar as quatro principais iniciativas globais, proteger o sistema multilateral de comércio, participar da reforma da OMC e defender os direitos e interesses dos membros em desenvolvimento. “Nosso objetivo é promover a construção de um sistema de governança global mais justo e equilibrado”, concluiu.
Fonte: The Paper