A China vem emitindo vouchers de consumo desde agosto para estimular o consumo doméstico. Até o momento, o total de vouchers emitidos ultrapassou 30 bilhões de yuans (R$ 23,4 bilhões).
No início de maio, as estatísticas do Ministério do Comércio mostraram que mais de 170 governos locais em todo o país emitiram cupons de mais de 19 bilhões de yuans (R$ 14,8 bilhões) ao consumidor. O maior provedor de serviços de pagamento online da China, Alipay, assumiu, desde julho, a tarefa do governo e se juntou a bancos e comerciantes para emitir cupons de consumo de mais de 10 bilhões (R$ 7,8 bilhões).
Segundo o Alipay, um cupom de 1 yuan (R$ 0,78), em média, já pode estimular um consumo de mais de 10 yuans (R$ 7,80). A economia de pequenas lojas foi a maior beneficiada, sendo alvo de 90% dos vouchers do consumidor, com crescimento de mais de 70% de sua receita, ultrapassando o nível pré-pandemia.
Leia mais:
Fonte: CNR News