Na coletiva de imprensa realizada pelo Ministério do Comércio da China nesta quinta-feira (10 de fevereiro), o porta-voz Gao Feng, declarou que a China e o Equador começaram oficialmente as negociações do Acordo de Livre Comércio.
Desde o estabelecimento dos laços diplomáticos entre a China e o Equador, há 42 anos, as relações econômicas e comerciais dos dois lados começaram a se desenvolver de forma constante e saudável.
Em 2021, o volume de comércio bilateral aumentou em 44,6%, chegando a US$ 10,94 bilhões, colocando a China como a segunda maior parceira comercial do Equador.
O Equador também é um importante parceiro contratante de investimentos e projetos da China na América Latina, que estende a diversos campos como energia, mineração e transporte.
A assinatura do acordo de livre comércio entre a China e o Equador ajudará a explorar ainda mais o potencial do comércio bilateral, melhorando a qualidade e a escala do comércio, ao mesmo tempo em que promove um desenvolvimento sustentável, estável e diversificado do comércio e investimento dos dois lados, trazendo benefícios para as empresas e pessoas dos dois países.
Fonte: The Paper