Nesta terça-feira, 16, o vice-diretor do Escritório Nacional de Estatísticas, Sheng Laiyun, apresentou a situação da economia nacional no primeiro trimestre de 2024.
De acordo com as estimativas iniciais, o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre foi de RMB 29,6299 trilhões, com um crescimento de 5,3% em termos reais em relação ao mesmo período do ano anterior, e um aumento de 1,6% em relação ao último trimestre do ano anterior. O crescimento foi acima do esperado pelo mercado.
Por setor, o valor adicionado do setor primário foi de RMB 1,1538 trilhão, com um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior; o valor adicionado do setor secundário foi de RMB 10,9846 trilhões, com um crescimento de 6,0%; o valor adicionado do setor terciário foi de RMB 17,4915 trilhões, com um crescimento de 5,0%.
1. Situação da produção agrícola e desenvolvimento da pecuária
No primeiro trimestre, o valor adicionado da agricultura (cultivo) cresceu 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A área plantada de trigo de inverno permaneceu estável, com um crescimento geral saudável, e o plantio da primavera foi realizado de forma estável e ordenada. De acordo com a pesquisa nacional de intenção de plantio, a área de plantio de arroz e milho aumentou ligeiramente em todo o país.
No primeiro trimestre, a produção de carne suína, bovina, ovina e de aves foi de 24,9 milhões de toneladas, com um aumento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A produção de carne suína diminuiu 0,4%, enquanto a produção de carne bovina, carne ovina e carne de aves aumentou 3,6%, 0,1% e 6,1%, respectivamente; a produção de leite aumentou 5,1% e a produção de ovos de aves aumentou 1,5%. No final do primeiro trimestre, o número de suínos em criação era de 408,5 milhões de cabeças, uma queda de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior; no primeiro trimestre, o número de suínos abatidos foi de 194,55 milhões de cabeças, uma queda de 2,2%.
2. Produção industrial tem rápido crescimento
No primeiro trimestre, o valor adicionado da indústria acima do tamanho designado em todo o país cresceu 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao analisar os três grandes setores, o valor adicionado da indústria extrativa cresceu 1,6%, o da indústria de transformação cresceu 6,7% e o da indústria de eletricidade, calor, gás e água cresceu 6,9%. O valor adicionado da indústria de alta tecnologia cresceu 7,5%, acelerando 2,6 pontos percentuais em relação ao último trimestre do ano anterior.
Em termos de tipo de economia, o valor adicionado das empresas de controle estatal cresceu 5,2%; das empresas de capital aberto cresceu 6,5%; das empresas de investimento estrangeiro, de Hong Kong, Macau e Taiwan cresceu 4,8%; e das empresas privadas cresceu 5,4%. Em relação aos produtos, a produção de estações de carregamento, equipamentos de impressão 3D e componentes eletrônicos aumentou 41,7%, 40,6% e 39,5%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Em março, o valor adicionado da indústria acima do tamanho designado cresceu 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, com uma queda de 0,08% em relação ao mês anterior.
Em março, o Índice de Gerentes de Compras da indústria de transformação foi de 50,8%, um aumento de 1,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior; o Índice de Expectativas de Atividades de Produção e Operação das empresas foi de 55,6%, um aumento de 1,4 pontos percentuais. De janeiro a fevereiro, o lucro total das empresas industriais acima do tamanho designado em todo o país foi de RMB 914,1 bilhões, um aumento de 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
3. Setor de serviços em ascensão
No primeiro trimestre, o valor adicionado do setor de serviços cresceu 5,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre eles, os setores de informação, transmissão de informações, software e serviços de tecnologia da informação; aluguel e serviços comerciais; transporte, armazenamento e correio; acomodação e alimentação; atacado e varejo tiveram um crescimento de 13,7%, 10,8%, 7,3%, 7,3% e 6%, respectivamente. Em março, o índice de produção do setor de serviços em todo o país cresceu 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre eles, os índices de produção dos setores de informação, transmissão de informações, software e serviços de tecnologia da informação; aluguel e serviços comerciais; e acomodação e alimentação cresceram 12,7%, 8,2% e 6,2%, respectivamente.
De janeiro a fevereiro, a receita operacional das empresas de serviços acima do tamanho designado cresceu 12,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 3,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em março, o índice de atividades comerciais do setor de serviços foi de 52,4%, um aumento de 1,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior; o índice de expectativas de atividades comerciais foi de 58,2%. Entre eles, os índices de atividades comerciais dos setores de serviços postais, de telecomunicações, radiodifusão, televisão e transmissão via satélite, serviços financeiros monetários e serviços de mercado de capitais foram superiores a 60%.
4. Crescimento estável das vendas no mercado, com um rápido crescimento do consumo de serviços
No primeiro trimestre, o total de vendas no varejo de bens de consumo social foi de RMB 12,0327 trilhões, um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao dividir por localização das unidades de negócios, as vendas no varejo de bens de consumo em áreas urbanas foram de RMB 10,428 trilhões, um aumento de 4,6%; e as vendas no varejo de bens de consumo em áreas rurais foram de RMB 1,6047 trilhão, um aumento de 5,2%.
Em termos de tipo de consumo, as vendas no varejo de bens foram de RMB 10,6882 trilhões, um aumento de 4,0%; e a receita de serviços de alimentação foi de RMB 1,3445 trilhão, um aumento de 10,8%. As vendas de bens de consumo básico foram boas, com as vendas de produtos alimentícios e bebidas acima do limite e as vendas de produtos de entretenimento e comunicação acima do limite aumentando 9,6% e 6,5%, respectivamente.
Algumas vendas de produtos de categoria superior aumentaram rapidamente, com as vendas de produtos esportivos e de entretenimento e equipamentos de comunicação acima do limite aumentando 14,2% e 13,2%, respectivamente. O total de vendas no varejo online em todo o país foi de RMB 3,3082 trilhões, um aumento de 12,4% em relação ao ano anterior. Destes, as vendas no varejo online de produtos físicos foram de RMB 2,8053 trilhões, um aumento de 11,6%, representando 23,3% do total de vendas no varejo de bens de consumo social. Em março, o total de vendas no varejo de bens de consumo social aumentou 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 0,26% em relação ao mês anterior. No primeiro trimestre, as vendas de serviços aumentaram 10,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.
5. Investimento em ativos fixos é estável com tendência de alta
No primeiro trimestre, o investimento em ativos fixos em todo o país (excluindo os domicílios rurais) foi de RMB 10,0042 trilhões, um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, acelerando 1,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior; excluindo o investimento em desenvolvimento imobiliário, o investimento em ativos fixos em todo o país cresceu 9,3%.
Ao analisar por setor, o investimento em infraestrutura cresceu 6,5%, o investimento na indústria de transformação cresceu 9,9%, e o investimento em desenvolvimento imobiliário caiu 9,5%. A área total de vendas de novas casas em todo o país foi de 226,68 milhões de metros quadrados, uma queda de 19,4% em relação ao mesmo período do ano anterior; o valor total de vendas de novas casas foi de RMB 2,1355 trilhões, uma queda de 27,6%.
Por setor, o investimento na primeira indústria cresceu 1,0%, o investimento na segunda indústria cresceu 13,4%, e o investimento na terceira indústria cresceu 0,8%. O investimento privado cresceu 0,5%; excluindo o investimento em desenvolvimento imobiliário, o investimento privado cresceu 7,7%. O aporte em indústrias de alta tecnologia cresceu 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, com o investimento em indústrias de alta tecnologia de manufatura e serviços de alta tecnologia crescendo 10,8% e 12,7%, respectivamente.
Na indústria de alta tecnologia de manufatura, o investimento em aeronaves e equipamentos espaciais e em computadores e equipamentos de escritório cresceu 42,7% e 11,8%; na indústria de serviços de alta tecnologia, o investimento em serviços de comércio eletrônico e serviços de informação cresceu 24,6% e 16,9%. Em março, o investimento em ativos fixos (excluindo os domicílios rurais) cresceu 0,14% em relação ao mês anterior.
6. Comércio de mercadorias mantém crescimento estável
No primeiro trimestre, o total de importação e exportação de mercadorias foi de RMB 10,1693 trilhões, um aumento de 5,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Deste total, as exportações foram de RMB 5,7378 trilhões, um aumento de 4,9%; e as importações foram de RMB 4,4315 trilhões, um aumento de 5,0%. Após a compensação das importações e exportações, o superávit comercial foi de RMB 1,3063 trilhão. As exportações e importações de empresas privadas cresceram 10,7%, representando 54,3% do total de importação e exportação. O comércio com os países envolvidos na iniciativa “Cinturão e Rota” cresceu 5,5%, representando 47,4% do total de importação e exportação. As exportações de produtos mecânicos e elétricos cresceram 6,8%, representando 59,2% do total de exportações. Em março, o total de importação e exportação foi de RMB 3,558 trilhões, uma queda de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Deste total, as exportações foram de RMB 1,9869 trilhão, uma queda de 3,8%; e as importações foram de RMB 1,571 trilhão, um aumento de 2,0%.
7. Índice de preços ao consumidor para os residentes permanece ligeiramente estável
No primeiro trimestre, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nacional permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano anterior. Por categoria, os preços de alimentos, tabaco e álcool caíram 1,7%, os preços de vestuário aumentaram 1,6%, os preços de habitação aumentaram 0,2%, os preços de bens e serviços para a vida diária aumentaram 0,8%, os preços de transporte e comunicação caíram 1,4%, os preços de educação, cultura e entretenimento aumentaram 2,3%, os preços de saúde aumentaram 1,4%, e os preços de outros bens e serviços aumentaram 2,9%.
Dentro da categoria de alimentos, tabaco e álcool, os preços de frutas frescas caíram 7,3%, os preços da carne de porco caíram 7,0%, os preços de vegetais frescos caíram 3,9%, e os preços dos cereais aumentaram 0,4%. O Índice de Preços ao Consumidor Central (núcleo do IPC, excluindo alimentos e energia) aumentou 0,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em março, o IPC nacional aumentou 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas caiu 1,0% em relação ao mês anterior.
No primeiro trimestre, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) nacional caiu 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em março, o IPP caiu 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e 0,1% em relação ao mês anterior. No primeiro trimestre, o Índice de Preços de Compra dos Produtores caiu 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em março, o índice caiu 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior e 0,1% em relação ao mês anterior.
8. Situação do emprego permanece geralmente estável, com ligeira queda na taxa de desemprego urbano
O índice médio de desemprego urbano nacional no primeiro trimestre foi de 5,2%, uma queda de 0,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Em março, o índice de desemprego urbano nacional foi de 5,2%, uma queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior e ao mesmo mês do ano anterior. A taxa de desemprego entre a população local foi de 5,3%; entre a população migrante foi de 5,1%, sendo a taxa de desemprego entre a população migrante rural de 5,0%. A taxa de desemprego urbano em 31 grandes cidades foi de 5,1%. A média semanal de horas trabalhadas dos funcionários empregados em empresas em todo o país foi de 48,6 horas. No final do primeiro trimestre, o número total de trabalhadores migrantes rurais era de 185,88 milhões, um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
9. Renda dos residentes cresce de forma estável
No primeiro trimestre, a renda média disponível per capita dos residentes em todo o país foi de RMB 11.539, um aumento nominal de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um aumento real de 6,2% após ajuste para os efeitos de preços. Por local de residência, a renda disponível per capita dos residentes urbanos foi de RMB 15.150, um aumento nominal de 5,3%, e um aumento real de 5,3%; a renda disponível per capita dos residentes rurais foi de RMB 6.596, um aumento nominal de 7,6%, e um aumento real de 7,7%. Em termos de fontes de renda, a renda salarial per capita, a renda líquida de negócios, a renda líquida de propriedade e a renda líquida de transferência per capita dos residentes em todo o país aumentaram nominalmente 6,8%, 6,8%, 3,2% e 4,8%, respectivamente. A mediana da renda disponível per capita dos residentes em todo o país foi de RMB 9.462, um aumento nominal de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o governo chinês, no geral, o início do primeiro trimestre da economia nacional foi bom, com mais fatores positivos se acumulando, o que estabeleceu uma base sólida para alcançar as metas anuais. No entanto, é importante notar que a complexidade e incerteza do ambiente externo estão aumentando, e a base para a estabilidade econômica ainda não é sólida.
Fonte: gov.cn
Imagem principal: Wang Jianhua/ Xinhua