Tecnologia

China constrói primeiro campo de petróleo com zero consumo de energia fóssil

Consumo de energia fóssil
Fonte da imagem: Jiang Wenyao/ Xinhua

O campo de petróleo Hudson está localizado no deserto de Taklamakan, na região de Aksu, na província chinesa de Xinjiang, é o primeiro campo de petróleo da China a atingir consumo zero de energia fóssil. Isso se refere ao uso de sistemas de energia limpa, como energia solar e eólica, para substituir as energias fósseis, alcançando emissões zero de dióxido de carbono. A construção de um campo de petróleo com consumo zero de energia fóssil ajuda a mitigar as mudanças climáticas globais e tem importância significativa para promover a transição energética, aumentar a segurança energética, impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a competitividade internacional.

Segundo Liu Liangyu, vice-chefe da estação conjunta Had 4 da área de gestão de petróleo e gás Had, “atualmente, o campo de petróleo Hudson alcançou o consumo zero de energia fóssil, tornando-se o primeiro campo de petróleo da China com consumo zero de energia fóssil com capacidade da produção que excede um milhão de toneladas”.

O campo, desenvolvido em 1998, produz anualmente cerca de 4 milhões de toneladas de produtos petrolíferos líquidos, apresentando um alto consumo de energia. Para lidar com essa realidade, a área de gestão de petróleo e gás Had implementou um conjunto de medidas para alcançar o consumo zero de energia fóssil: desativou uma estação conjunta de um milhão de toneladas e uma instalação de gás natural de 100.000 metros cúbicos, reduziu 90 equipamentos elétricos e de gás, parou quatro caldeiras a gás e 59 aquecedores eletromagnéticos; construiu três unidades de bomba de calor de 1.100 kW, utilizando o calor residual da água extraída do campo de petróleo para substituir as caldeiras a gás, aquecendo áreas residenciais e a estação, resultando em uma redução anual de 1.038.000 metros cúbicos de gás natural.

Além disso, foram implementadas medidas de substituição por energia verde, como a instalação de aquecedores solares térmicos e a construção de uma usina solar distribuída com geração anual de 20.4 milhões kWh, tornando a operação totalmente eletrificada e transformando-se em um campo de petróleo com capacidade de produção que excede um milhão de toneladas com consumo zero de gás e óleo.

Nos próximos passos, a área de gestão de petróleo e gás Had intensificará os esforços de substituição por energia solar e aquecedores solares, planejando construir uma usina solar centralizada conectada à rede elétrica e usinas solares distribuídas, alcançando 100% de substituição por energia verde na estação conjunta. Ao mesmo tempo, será feita uma análise das emissões de carbono durante todo o processo de produção de petróleo e gás, incluindo as emissões de carbono que não podem ser completamente substituídas, utilizando certificados de energia verde e compensações de carbono florestal para neutralizar essas emissões, com o objetivo de construir mais “estação conjunta de carbono zero e campo de petróleo de carbono zero” da China com capacidade de produção de mais de um milhão de toneladas.

Fonte: news.cn