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China constrói maior rede de recarga de veículos elétricos do mundo com mercado elétrico unificado

Maior rede recarga elétricos
Fonte da imagem: Nitiphol/ Adobe Stock

A China construiu a maior rede de recarga de veículos elétricos do mundo, com dois pontos de recarga para cada cinco carros. O avanço integra o movimento de criação do mercado elétrico unificado nacional, que visa melhorar o fluxo de recursos elétricos e incentivar o uso de energia renovável.

Na vila Meilin, em Hangzhou, Zhejiang, a estação de recarga da State Grid passou de quatro para 16 pontos desde 2021. A instalação combina painéis solares, armazenamento de energia e recarga, permitindo que motoristas usem eletricidade gerada localmente. A adição de recarga rápida e ultrarrápida reduziu o tempo médio de recarga pela metade.

Entre 11h e 13h, o horário de pico de recarga, moradores e trabalhadores locais aproveitam os pontos disponíveis. Desde 2021, o número de estações em vilarejos de Hangzhou aumentou significativamente, incluindo políticas específicas de instalação rural implementadas em 2023.

A rede urbana cobre toda a cidade com raio de serviço de 0,9 km entre pontos, enquanto as rodovias contam com recarga ultrarrápida. Estações em 191 vilarejos conectam regiões periféricas, e shoppings, hotéis e áreas de serviço de rodovias possuem pontos de recarga. Zhu Tieming, responsável pelo projeto rural da State Grid Hangzhou, afirma que o objetivo é formar um “círculo de recarga” de cinco minutos em áreas urbanas e 15 minutos em áreas rurais, integrando energia solar, recarga e armazenamento.

O aumento de pontos de recarga impulsiona viagens interprovinciais. Atualmente, o país possui mais de 300 mil estações públicas de recarga, um crescimento de 303% em relação a 2021, superando os 110 mil postos de combustível tradicionais. A Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau adota veículos de nova energia como “fontes móveis de energia” por meio da interação veículo-rede.

O sistema de interação veículo-rede responde a sinais de demanda da rede durante picos, permitindo que motoristas devolvam eletricidade e recebam remuneração. Bi Yingzhi, gerente de operação de recarga da Southern Power Grid Industry Development Group, afirma que apenas em uma estação foram descarregados 8.200 kWh, equivalentes ao consumo diário de 1.025 residências. Durante picos de geração eólica e fotovoltaica, a rede orienta o carregamento simultâneo, promovendo eficiência e economia média de 15% no custo de recarga, segundo Li Jiangnan, gerente do Centro de Gerenciamento de Usinas Virtuais de Shenzhen.

Liu Yongdong, vice-secretário-geral da Federação Chinesa de Empresas de Energia Elétrica, afirma que o sistema atende a uma grande variedade de modelos e cobre a maior área do mundo. O projeto piloto de interação veículo-rede visa que 60% da recarga ocorra nos horários de menor demanda, integrando veículos de nova energia, renováveis e o novo sistema elétrico.

Estima-se que até o final de 2025 a China terá cerca de 45 milhões de veículos de nova energia. A participação destes veículos no mercado elétrico permitirá aos motoristas atuarem como consumidores e fornecedores de energia, formando o maior “supermercado de eletricidade” do mundo.

Atualmente, dois terços da eletricidade consumida são transacionados pelo mercado. A operação entre diferentes áreas de redes elétricas já é rotina, e o número de entidades registradas no mercado atingiu 970 mil, cinco vezes mais que em 2020. O fluxo de recursos elétricos mais livre e eficiente dará suporte ao “15º Plano Quinquenal” e ao fortalecimento da China como potência em energia.

Fonte: sina.com.cn