Destaques da Semana Tecnologia

China constrói a maior rede 5G do mundo: são 1,15 milhão de estações

O governo chinês anunciou nesta terça-feira (16), durante o 14º Plano Quinquenal, que a China concluiu a construção de sua rede 5G. O país tem mais de 1,15 milhão de estações base 5G, que abrange mais de 97% das áreas urbanas e 40% das áreas dos condados. As informações foram passadas por Xie Cun Zai, diretor do departamento de desenvolvimento da informação e comunicação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT, sigla em inglês) do governo chinês.

O objetivo geral é, até 2025, construir basicamente um novo sistema de infraestrutura digital de alta velocidade, para construir uma base de desenvolvimento sólida a apoiar a construção de uma China potente em manufatura, cibernética e digital.

Em primeiro lugar, continuar a expandir a cobertura de rede de fibra gigabit, promover a implantação em escala de equipamentos 10G-pon em cidades e cidades-chave, 10G-pon. Acelerar a atualização do IPv6 em aplicativos e terminais para alcançar o crescimento duplo do tamanho dos usuários IPv6 e do tráfego de serviços, a expansão da largura de banda internacional de entrada e saída da internet e melhorar continuamente a qualidade dos serviços internacionais de informação e comunicação, visando alcançar 48 TbE em 2025.

Em segundo lugar, construir sinergia de rede digital, sinergia entre a nuvem e sinergia de borda de nuvem. Em terceiro lugar, criar uma rede de “internet industrial + 5G”, melhorando a cobertura de rede nas rodovias e estradas urbanas.

Xie disse recentemente que, para alcançar os objetivos acima, o Ministério já se concentra em 5G, rede gigabit óptica, internet industrial das coisas (IIoT), data center, blockchain, IPv6 e outras áreas, e começou a organizar e implementar ações especiais, respectivamente, emitiu um plano de ação de três anos para implementar.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome