Tecnologia

China conclui primeiro projeto de energia nuclear para uso industrial

Energia nuclear China
Fonte da imagem: Erik_AJV/ Adobe Stock

A Agência Nacional de Energia Nuclear da China informou que o primeiro projeto de energia nuclear para uso industrial no país, o projeto “Heqi I”, foi oficialmente concluído e entrou em operação na usina nuclear de Tianwan, controlada pela China Nuclear Power Investment Holdings, uma subsidiária da China National Nuclear Corporation. Isso marca a expansão da utilização abrangente da energia nuclear na China para além da geração de eletricidade, entrando no campo do fornecimento de vapor para a indústria.

O projeto “Heqi I”, um dos primeiros projetos de demonstração de tecnologia avançada “verde e de baixo carbono”, é considerado seguro, estável e eficiente. O projeto utiliza o vapor de dois circuitos gerados pela turbina a vapor dos reatores 3 e 4 da usina nuclear de Tianwan como fonte de calor, adotando um design de múltiplas barreiras físicas entre o circuito primário da usina nuclear, o circuito secundário e o circuito de vapor, para produzir vapor industrial de forma isolada. Após esse processo, o vapor é, então, transportado para a base industrial petroquímica através de uma rede de tubos, substituindo o consumo tradicional de carvão e resolvendo os problemas de fonte de calor e energia das empresas petroquímicas.

Após a conclusão do projeto, 4,8 milhões de toneladas de vapor limpo e sem carbono serão transportadas anualmente da usina nuclear de Tianwan para a base petroquímica de Lianyungang, equivalente a uma redução anual de 400 mil toneladas de carvão padrão queimado. Isso resultará em uma redução equivalente de 1,07 milhão de toneladas de dióxido de carbono, 184 toneladas de dióxido de enxofre e 263 toneladas de óxidos de nitrogênio, o que equivale a uma área adicional de reflorestamento de 2.900 hectares por ano e economiza mais de 700 mil toneladas de emissões de carbono para a base petroquímica anualmente.

Huang Ping, Secretário-Geral da Agência Nacional de Energia Nuclear da China, afirmou que nos últimos anos, a agência tem promovido a utilização abrangente da energia nuclear e a ampla aplicação da tecnologia nuclear em áreas como indústria, agricultura, medicina, proteção ambiental e segurança, apoiando a implementação de projetos como o fornecimento de vapor a partir da energia nuclear. Além disso, ela também pode ser utilizada na produção de isótopos, produção de hidrogênio, dessalinização da água do mar, entre outros.

Fonte: chinanews.com