O Fórum Internacional sobre IA (Inteligência Artificial) e Educação de 2022 foi realizado recentemente on-line na China. Juntamente com funcionários do governo, acadêmicos, professores e representantes de empresas de dezenas de países, o fórum traçou um plano para o desenvolvimento educacional na era da IA.
Como uma força importante que impulsiona uma nova rodada de revolução tecnológica e industrial, a IA alimentou grandes lotes de novos produtos, tecnologias, formas e modelos de negócios, trazendo mais possibilidades para a educação moderna.
Um plano de desenvolvimento de IA emitido pelo Conselho de Estado da China disse que o país acelerará a reforma dos modelos de treinamento de talentos e métodos de ensino com tecnologias inteligentes.
O Ministério da Educação da China lançou um plano de ação sobre inovação de IA para universidades e faculdades e iniciou dois lotes de programas-piloto de construção de professores habilitados para IA.
O Ministério da Ciência e Tecnologia da China, juntamente com os outros cinco departamentos, emitiu em conjunto um aviso solicitando que a educação inteligente seja incluída no primeiro lote de cenários de demonstração de aplicação de IA do país, de modo a obter experiências replicáveis.
A combinação de Inteligência Artificial e educação está injetando um forte impulso nas reformas e inovações da educação chinesa.
Com essa combinação, os alunos de diferentes escolas podem ter uma aula de música junto com um professor virtual compartilhado, e seu desempenho em aulas de ginástica pode ser mostrado em tempo real em dispositivos inteligentes.
Além disso, a tecnologia de realidade virtual permitirá que os alunos desfrutem de simulações de caminhadas espaciais.
Mais e mais escolas começaram a empregar ou estão se preparando para a educação em IA.
Tal combinação trará uma mudança completa para a ecologia educacional. Espera-se que os professores tenham melhor desempenho com a ajuda da IA, o que ajuda com seu ensino, testes e gerenciamento.
A combinação de cenários físicos e virtuais coloca os alunos em um melhor ambiente de aprendizagem.
Além disso, com o apoio da IA, recursos educacionais digitais de qualidade serão compartilhados por mais, tornando a educação mais justa e mais aberta.
Por exemplo, graças à aplicação de materiais didáticos multimídia e aulas on-line, a taxa de matrícula para o ensino fundamental no condado de Medog, região autônoma do sudoeste da China no Tibete, atingiu 100%.
A China desfruta de uma base sólida e vantagens únicas no desenvolvimento da educação IA. O país é líder em tecnologias de voz e reconhecimento visual. Sua plataforma nacional de educação inteligente reúne enormes recursos educacionais e satisfaz bem as demandas de seus 291 milhões de estudantes e 18,44 milhões de professores.
Todas as escolas médias e primárias do país têm acesso à Internet e 99,5% delas têm salas de aula multimídia.
A ecologia da educação IA deve ser de maior qualidade e mais atenciosa. Como tornar a colaboração homem-máquina mais inteligente e como tornar o diálogo homem-máquina mais amigável são tópicos que merecem atenção constante no campo da educação sobre IA.
Fonte: Diário do Povo