A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) da China, em conjunto com outros órgãos governamentais, anunciou, em 15 de outubro, o Plano de Ação “Duplicar em Três Anos” para a Capacidade de Serviços de Recarga de Veículos Elétricos (2025–2027). O plano estabelece a construção de 28 milhões de unidades de recarga em todo o país até o final de 2027, oferecendo mais de 300 gigawatts (GW) de capacidade pública, suficiente para atender mais de 80 milhões de veículos elétricos, dobrando a capacidade atual.
Um representante da Administração Nacional de Energia afirmou: “A indústria de veículos de nova energia da China entrou em fase de rápido crescimento. A infraestrutura de recarga influencia diretamente a confiança do consumidor na compra de veículos elétricos.”
O plano prevê aprimorar a rede de recarga, aumentar a eficiência operacional, otimizar os serviços e inovar o ecossistema industrial, com o objetivo de impulsionar o consumo e promover a adoção em massa dos veículos elétricos.
O documento define cinco ações principais:
- Atualizar e aprimorar instalações públicas de recarga;
- Otimizar a recarga em áreas residenciais;
- Expandir a integração entre veículos e rede elétrica;
- Melhorar a capacidade e os serviços de fornecimento de energia;
- Elevar a qualidade da operação e manutenção das estações de recarga.
Até 2027, o plano prevê a instalação de 1,6 milhão de carregadores rápidos (DC) em áreas urbanas, incluindo 100 mil de alta potência. Nas rodovias, serão construídos ou reformados 40 mil carregadores de 60 kW ou mais, com tecnologia de recarga ultrarrápida combinada.
Em municípios e distritos rurais sem estações públicas de recarga, serão instalados pelo menos 14 mil carregadores rápidos, com possibilidade de expansão conforme a demanda, garantindo cobertura total das áreas rurais.
Especialistas destacam que o plano define metas claras e ações estratégicas para o desenvolvimento da infraestrutura de recarga, fortalecendo de forma sustentável a indústria de veículos de nova energia na China.
Fonte: gmw.cn
Adicionar Comentário