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China anuncia novo relatório de digitalização no setor de alimentos e bebidas 2021

A economia digital e a internet estão transformando o comércio tradicional da indústria de alimentos e bebidas, com a participação de empresas gigantes do setor. Mas, infelizmente, muitas empresas desse setor apesar de estar ciente da importância de digitalização, não conhecem bem o conceito do método de marketing digital, e não sabem se a empresa está apta para a transformação digital.

O relatório aponta que, na instabilidade de crescimento macroeconômico, o impacto da pandemia e de um ambiente cada vez mais competitivo, a indústria de alimentos e bebidas está enfrentando “3 altos e 1 baixo”, que significam os desafios cruciais como a aumentar a receita, baixar o custo da matéria-prima, elevar a eficiência.

A empresa chinesa de tecnologia de informação, Acewill, estudou a situação atual de vários níveis diferentes de restaurantes, o caminho de desenvolvimento e as características comuns no gerenciamento, baseando-se na ideia de “indústria de 4.0”. A Acewill sugeriu um novo modelo do conceito de 4.0 para a indústria de alimentos e bebidas no relatório de digitalização, apresentando as 4 fases desenvolvimento e a digitalização durante a mudança no comércio e fluxograma de direção do começo ao fim.

  1. Indústria de alimentos e bebidas 1.0 é a fase em que ficam as empresas de médio e pequeno porte. Nesta fase, o caminho para obter clientes é simples e todos os pedidos são feitos através da anotação dos funcionários e o valor é calculado na calculadora.
  2. Indústria de alimentos e bebidas 2.0 são as empresas que começam a estabelecer pontos de venda, sistema simples de troca de horário de trabalho e sistema digitalizado de venda, compra e armazenamento, mas sem um sistema padronizado.
  3. Indústria de alimentos e bebidas 3.0 é onde o modelo de gerenciamento das empresas começam a evoluir para aspectos de colaboração padronizados e detalhados no trabalho, e foca-se na melhoria da eficiência estrutural. As vendas passam a ser pelo online.
  4. Indústria de alimentos e bebidas 4.0 é fortalecer a economia digital e internet no setor de alimentos e bebidas, aproveitar os avanços das tecnologias para promover a sua marca. E utilizar a inteligência artificial para aprofundar mais a digitalização no setor e padronizar o funcionamento de todas as sedes de loja da empresa.

 

As nove grandes tendências no setor de alimentos e bebidas são:

  1. Atualizar a palavra-chave de identificação dos Fastfood de “função tradicional” para “a função diversificada”;
  2. Controle de qualidade e segurança dos alimentos;
  3. Evoluir no desenvolvimento de produção, fabricação;
  4. Implantar o clube de clientes VIP e clientes comuns;
  5. Estabelecer uma concorrência entre as diferentes unidades da empresa
  6. Atualizar a cadeia de gerenciamento de heavy asset para a Light asset
  7. Manter estável o uso da tecnologia de digitalização no comércio para ser competitivo e capaz de ganhar lucro;
  8. Atrair bons investimentos e construir uma boa equipe de administração;
  9. Mudança para a venda de varejo nos fastfoods, precisa avaliar a sua capacidade real.

 

Não importa se a mudança é no desenvolvimento do produto, ou o caminho para obter clientes, ou a estrutura da empresa, e o método da operação, todos essas mudanças baseiam no fundamento da “digitalização”. Sem o apoio da digitalização, todas as ações mencionadas acima serão fictícias.

O relatório ressalta que, desde o surgimento da pandemia no ano passado, as pessoas confirmam que o setor de alimentos e bebidas tem que mudar para a digitalização. No futuro, a indústria de alimentos e bebidas da China usará os conceitos de economia digital e internet, para que todos os dados passam ser digitalizados.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: 36 kr