Economia

China abre mais de 100 novas rotas de transporte de contêineres

transporte de contêineres

Os principais portos marítimos da China estão abrindo mais de 100 novas rotas de transporte de contêineres, fornecendo um sólido suporte para a estabilidade das cadeias de suprimento, além de reforçar o comércio exterior da China.

Impulsionadas por fatores favoráveis, as importações e exportações do país podem crescer 6% em 2022 e, segundo projeções, atingirão um recorde no próximo ano, disse um informante do setor neste domingo (20).

Recentemente, um navio de carga transportando 1.000 contêineres comum que partiu do porto de Panjang, Indonésia, atracou no porto de Dalian, na província de Liaoning, no nordeste da China, marcando a abertura da quarta rota entre Dalian e os países da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, sigla em inglês), informou no sábado a emissora estatal CCTV.

Com um volume anual de transporte acima de 500.000 toneladas, a conexão marítima de transporte ajudará a impulsionar as exportações de produtos químicos e de máquinas no Nordeste da China e as importações de minerais e frutas tropicais.

Além disso, a Safeen Power acaba de partir do porto de Qingdao, na província de Shandong, no leste da China, para ir em direção ao porto de Khalifa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Shandong acrescentou uma nova rota de contêineres do Oriente Médio sob a Iniciativa do Cinturão e Rota, segundo o governo local.

As 100 rotas de contêineres adicionadas nos principais portos costeiros chineses este ano refletem uma forte confiança de crescimento no comércio exterior pelos exportadores chineses do país.

Apesar da recente volatilidade do dólar americano, do aumento dos preços globais das commodities e dos ressurgimentos esporádicos da COVID-19, as exportações chinesas mantiveram um crescimento de dois dígitos de 13%, chegando a 19,71 trilhões de yuans (US$ 2,78 trilhões) entre janeiro e outubro.

Entre os países que divulgaram dados de comércio exterior para os primeiros nove meses, a China ocupa em primeiro lugar na contribuição para o comércio global, disse Liang Ming, diretor do Instituto de Comércio Internacional e Cooperação Econômica da Academia Chinesa de Comércio Internacional.

Liang disse que a posição de liderança da China provavelmente permanecerá até o final de 2022.

transporte de contêineres
Desde outubro, algumas empresas comerciais chinesas foram ativamente para o exterior, buscando mais negócios.

Por exemplo, a província de Guangdong, no sul da China, organizou vários grupos de empresas locais para participar de exposições em países como Indonésia, Malásia e Cingapura para buscar mais negócios, informou a mídia local.

As empresas chinesas de comércio exterior expressaram maior confiança e mantiveram maiores expectativas em relação às perspectivas comerciais para o ano inteiro, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Promoção do Comércio Internacional em setembro.

Cerca de 30,31% das empresas pesquisadas durante o terceiro trimestre disseram que esperavam alcançar um crescimento anual positivo no volume de comércio anual, 4,09 pontos percentuais acima do segundo trimestre.

Chen Lixiu, uma exportadora de bolsas em Yiwu, província de Zhejiang, na China Oriental, disse à mídia local no domingo que as exportações totais de sua empresa devem aumentar de 5% a 10% este ano em meio ao aumento da demanda no exterior. Ela exporta principalmente para países como a Índia, o Brasil e o Egito.

“Dada a recuperação da economia doméstica chinesa, as cadeias industriais e de abastecimento resilientes e a logística segura devido às medidas abrangentes do COVID-19, o país continuará a desempenhar um papel de liderança no comércio global”, disse Cao Heping, economista da Universidade de Pequim.

Liang previu que o comércio total da China crescerá cerca de 6% ao ano para atingir US$ 6,4 trilhões em 2022, enquanto as exportações, por si só, poderão crescer cerca de 8% ao ano.

“Apesar da desaceleração da economia global e do declínio da demanda no exterior em 2023, acredito que o comércio exterior do país continuará seu caminho de desenvolvimento estável com melhor qualidade”, disse ele à mídia local.

Nos próximos meses, as autoridades devem intensificar os esforços para ajudar as empresas comerciais a estabilizar seus negócios e abrir novos mercados, com medidas flexíveis incluindo a organização de exposições on-line e no local e incentivando-as a buscar mais oportunidades de negócios no exterior, acrescentou ele.

Fonte: Chinagate