Desde que BYD anunciou a interrupção das produções dos veículos a combustível em abril, as vendas da empresa explodiram. No dia 4 de julho, BYD publicou os resultados financeiros de junho deste ano.
No mês de junho, a montadora chinesa vendeu 134 mil veículos, um aumento anual de 162,7%, e é o quarto mês consecutivo ter uma venda mensal superior a 100 mil unidades. Entre janeiro e junho, a BYD vendeu o total 641,4 mil veículos, 314,9% mais do que o mesmo período do ano passado. Esse número já é superior a quantidade de venda durante todo o ano de 2021 (603,8 mil).
Continuando com esse ritmo, junto com a melhoria da cadeia de suprimento no segundo semestre, e o incentivo de políticas de consumo de automóveis, as vendas anuais da BYD pode ultrapassar 1,2 milhão de unidades.
Mas a ambição da BYD é ainda maior: em uma reunião com investidores, BYD definiu uma meta de 1,5 milhão de unidades vendidas em 2022 e, se a cadeia de suprimentos melhorar, a meta aumentará para 2 milhões.
Além disso, vale destacar que, na primeira metade deste ano, as vendas da BYD ultrapassaram a Tesla, se tornando o líder mundial de venda de veículos de nova energia (NEV). No primeiro semestre de 2022, a Tesla entregou 564 mil veículos por todo o mundo, quase 80 mil a menos que a BYD. O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou anteriormente que os resultados das vendas da Tesla aumentarão 50% em 2022, com uma meta para 2022 de 1,4 milhão.
Ímpeto da BYD
Desde 2015, a BYD New Energy se tornou líder global de vendas por três anos consecutivos. No entanto, em 2019, a Tesla conquistou o mercado com 368 mil unidades vendidas, superando a BYD em quase 140 mil unidades, e a receita da Tesla no mercado chinês aumentou 69,55%. Naquele ano, as estatísticas mostravam que as vendas da Tesla aumentaram 60% em relação ao ano anterior, muito acima dos 37,5% da BYD, que se manteve atrás da empresa de Elon Musk até o primeiro semestre deste ano.
Vale ressaltar que o processo de “eletrificação” da BYD alcançou resultados notáveis. Em junho, o volume de vendas de veículos 100% elétricos aumentou em 247,4%, com 69.500 unidades vendidas.
Em abril de2022, a empresa anunciou que interromperá a produção de veículos a combustível, fabricando apenas em veículos elétricos e híbridos plug-in.
Li Qian, secretário do conselho de administração da BYD, afirmou anteriormente que a primeira razão para a suspensão dos veículos a combustível é que são menos lucrativos que os modelos elétricos. A segunda razão é a escassez de veículos elétricos e a insuficiência de capacidade de produção, e por isso, os veículos a combustível deram seu espaço para os carros elétricos.
Fonte: 21st Century Herald