A montadora chinesa BYD entrou rapidamente para o grupo de empresas com maior número de vendas na Austrália. O modelo elétrico Atto 3 ficou em terceiro lugar como carro elétrico (EV) mais vendido em 2022 no país. Foi também o EV de base mais acessível da Austrália.
Em 2023, a marca tem ambições ainda mais ousadas com o lançamento de outros modelos, incluindo um hatchback elétrico extremamente acessível feito para vias urbanas. O hatchback, BYD Seagull, tem um preço inicial – na China – equivalente a $12.750 AUD e sobe para $21.250 AUD. Espera-se que seja lançado em seu mercado local no final deste ano.
Os detalhes deste modelo surgiram recentemente na mídia chinesa após uma solicitação para a BYD Seagull ter sido submetida ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT).
Este pedido de aprovação incluiu dados técnicos e imagens da EV da cidade compacta. Também foi visto como parte da série oceânica de carros como o Dolphin hatchback, que foi visto em testes em Sydney nos últimos meses.
Os detalhes técnicos do motor e da bateria também foram submetidos ao MIIT. Espera-se que a BYD Seagull tenha um motor elétrico montado na frente com uma potência máxima de 55 kW. Para comparação, o motor Atto 3 produz 150 kW enquanto a potência do Dolphin é classificada em 70 kW.
A bateria que alimentará o motor detalhado na aplicação inclui um pacote de 30,7 kWh de ferro-fosfato de lítio (LFP). Esta bateria será feita pela FinDreams que é uma subsidiária da BYD, especializada somente em tecnologia de baterias. Também há rumores de que a Gaivota também pode vir equipada com uma bateria de íons de sódio.
Do ponto de vista das dimensões, o pedido apresentado revela que a BYD Seagull é um pouco menor do que o Dolphin. As dimensões observadas são:
– 3.780 mm de comprimento
– 1.715 em largura
– 1.540 em altura
Além disso, a distância entre eixos é de 2.500 mm de comprimento.
Em comparação com o carro maior da cidade, a BYD Seagull tem um comprimento 345 mm mais curto, juntamente com 30 mm mais baixo que seu homólogo maior da cidade.
A Gaivota também tem um peso indicado entre 1.160 a 1.240 kg. Ela será oferecida com rodas de 15 polegadas ou 16 polegadas. O Golfinho é produzido com rodas ligeiramente maiores de 17 polegadas.
Como um hatchback de 5 portas, ele sairia bem como um carro de cidade, assim como no ride-sharing. Dado que o Dolphin está previsto para muitos mercados, incluindo o nosso na Austrália, podemos até ver um carro de cidade similar da BYD que se destina a nossas costas nos próximos 24 meses.
Fonte: The Paper