Empreendedorismo

BYD quer ser tornar maior fabricante de automóveis da China

Automóveis da China

O presidente da BYD, Wang Chuanfu, declarou que o objetivo da empresa é se tornar o maior fabricante de automóveis da China até o final deste ano.

Na noite de 28 de março, a BYD divulgou seu relatório anual de resultados de 2022. O anúncio mostrou que a empresa alcançou um lucro operacional de 424,1 bilhões de yuans (cerca de US$ 62 bilhões) em 2022, um aumento anual de 96,2%.

A empresa teve um lucro líquido de 16,6 bilhões de yuans (cerca de US$ 2,4 bilhões), um aumento anual de 445,86%. Já os ganhos básicos por ação foram de 5,7 yuans. A empresa planeja distribuir dividendos de 11,4 yuans (impostos incluídos) para cada dez ações.

Automóveis da China
Divulgação/ BYD

Em resposta à recente guerra de preços no mercado automotivo chinês, Wang Chuanfu declarou que a razão da guerra de preços é devido a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda onde a oferta excede a demanda.

Algumas empresas serão eliminadas, enquanto outras ganharão uma fatia maior do mercado. É assim que indústrias como eletrodomésticos e telefones celulares têm competido no passado, e os novos veículos e carros de energia não são exceção.

Até 2023, o mercado também entrará numa fase de eliminação e, se continuar a haver mais oferta do que demanda, a guerra de preços continuará.

Wang Chuanfu também explicou que a guerra de preços teve de fato um certo impacto psicológico sobre os consumidores, mas ele acredita que o impacto diminuirá até o final de abril. Com a realização de várias exposições de automóveis em maio, a confiança do mercado se recuperou gradualmente.

Acredita-se que em maio, o mercado de automóveis chinês voltará a um nível relativamente bom de crescimento.

Automóveis da China
Divulgação/ BYD

Wang Chuanfu mencionou que a demanda por carros chineses em janeiro e fevereiro foi ligeiramente mais fraca em comparação ao mesmo período do ano passado, mas a BYD ainda manteve um forte crescimento.

As vendas em janeiro e fevereiro aumentaram em cerca de 84,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Dentro de alguns dias, os dados da BYD para março serão divulgados, e acredita-se que as vendas no primeiro trimestre ainda manterão um aumento de mais de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Até agora, a Tengshi, da BYD, já recebeu mais de 50.000 pedidos. As marcas de luxo da BYD estão visando o mercado do segmento de milhões de yuans e, embora enfrentando “enormes desafios”, ainda alcançaram bons resultados.

O novo mercado de veículos de energia da China entrou em uma fase de expansão abrangente. A demanda por armazenamento de baterias ainda é forte, enquanto a demanda dos consumidores por baterias está diminuindo e a demanda global por smartphones continua lenta.

Além disso, Wang Chuanfu também revelou que o plano de IPO do negócio de semicondutores da BYD ainda está em andamento.

Fonte: 36 KR

Imagem principal: Divulgação/ BYD