Entre janeiro e junho, a produção automotiva na China alcançou 15,621 milhões de unidades, e as vendas somaram 15,653 milhões, aumento superior a 10% em relação ao mesmo período de 2024. Os veículos de nova energia (NEVs) totalizaram 6,937 milhões de unidades, alta de 40,3%, o que corresponde a 44,3% do total comercializado. Em junho, a taxa de penetração dos NEVs subiu para 45,8%.
As exportações somaram 3,083 milhões de veículos (+10,4%), sendo 1,06 milhão de NEVs (+75,2%). Esses números colocam a China em posição de liderança global nas exportações do setor.
BYD lidera em vendas
A BYD vendeu 2,146 milhões de veículos no semestre (+33,04%), dos quais 470 mil foram exportados, número superior ao total de 2024. A nova fábrica no Brasil ampliou a atuação da empresa na América Latina. O Grupo SAIC ficou em segundo lugar, com 2,053 milhões de unidades, sendo 63,5% de marcas chinesas e 646 mil NEVs.
A Geely Holding atingiu 1,931 milhão de veículos (+30%), com 1,001 milhão de NEVs (+73%), superando 50% de participação nesse segmento pela primeira vez. A marca ultrapassou a FAW-Volkswagen e entrou no top 3. Foi também a única entre as oito maiores montadoras a atingir mais de 50% da meta anual (52%), e elevou seu objetivo para o ano de 2,71 para 3 milhões de unidades.
Entre as novas montadoras, a Leapmotor liderou com 221.700 unidades (+156%). A XPeng superou em seis meses o total de vendas de 2024, com 197 mil unidades. A Xiaomi alcançou mais de 150 mil unidades vendidas, e o modelo YU7 recebeu 240 mil pedidos em 18 horas. Já a NIO (114.200) e a GAC Aion (queda de 14,2%) enfrentaram retração.
Marcas estrangeiras reagem com mais autonomia nas joint ventures
As marcas chinesas responderam por 1,34 milhão de veículos vendidos no varejo em junho (+30%), com participação de 64,2% no mercado, crescimento de 5,6 pontos percentuais. No semestre, a fatia chegou a 64%.
Após queda leve em abril e maio, montadoras estrangeiras retomaram espaço com ajustes em produtos e estratégias. Modelos como o Nissan N7 e o Toyota bZ3X ilustram essa mudança: são desenvolvidos sob liderança de unidades chinesas, em colaboração com empresas locais de tecnologia.
Setor projeta estabilização de preços e foco em eficiência no segundo semestre
A partir de junho, as montadoras anunciaram que passarão a pagar fornecedores em até 60 dias. Em 9 de julho, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação lançou um canal para denúncias sobre práticas abusivas. A medida reforça a aplicação das novas regras de pagamento e visa conter a concorrência predatória.
Para o segundo semestre, a expectativa é de estabilização nos preços e equilíbrio na produção. A queda no diferencial entre depósitos e empréstimos reduziu os subsídios de financiamento automotivo, o que pressionou as margens das concessionárias.
O governo intensificou a fiscalização sobre tecnologias críticas, como baterias e direção autônoma. Em julho, começa a distribuição do terceiro lote de subsídios do programa de renovação da frota, sinalizando uma transição do foco em volume para qualidade e eficiência.
A Associação de Varejo de Veículos de Passageiros da China (CPCA) projeta que as vendas de NEVs no atacado ultrapassem 15,73 milhões de unidades em 2025, com taxa de penetração superior a 60%.
Fonte: southcn.com
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