Com vendas mensais de veículos de nova energia (NEV) superior a 100 mil unidades, a BYD finalmente decidiu se despedir dos veículos abastecidos a combustível. Na noite do dia 3 de abril, a montadora chinesa BYD anunciou que irá interromper a sua produção de veículos a combustível, assim se tornando a primeira empresa automobilística do mundo a parar a produção de veículos a combustível tradicionais.
No futuro, a BYD se concentrará no negócio de modelos 100% elétricos e híbridos plug-in no setor automotivo.
Embora os lucros estejam sob pressão em 2021, o mercado espera acelerar as vendas enquanto a taxa de penetração de veículos de nova energia aumenta.
Fonte: IT Home
A BYD também afirmou que continuará a fornecer serviços e garantias pós-venda aos clientes de veículos a combustível existentes, bem como o fornecimento de peças de reposição durante todo o ciclo de vida.
Os NEVs se tornaram o principal produto do setor automobilístico da BYD. O relatório expresso de produção e vendas mostra que, a partir de junho de 2021, a taxa de crescimento homóloga das vendas acumuladas de veículos a combustível começou a ficar negativa.
Em todo o ano de 2021, a BYD vendeu um total de 603.800 NEVs, um aumento ano a ano de 218,3%, e 136.300 veículos a combustível, uma queda anual de 42,54%.
Nos primeiros três meses deste ano, as vendas de veículos de nova energia da BYD foram de 286.300 unidades, 422,97% maior do que o ano passado; enquanto as vendas de veículos a combustível foram de apenas 5.049 unidades, uma queda ano a ano de 89,78%. Além disso, a partir de março, nenhum veículo a combustível foi produzido.
BYD no mercado
BYD está na liderança do mercado chinês de NEVs. De acordo com os dados da China Automobile Association, a participação de mercado de NEVs da BYD atingiu 17,1% em 2021, um aumento de quase 8% durante o ano.
No mercado de veículos de passageiros de nova energia, a BYD ocupa o primeiro lugar na lista anual de vendas por atacado da CPCA, acima da Tesla e da SAIC-GM-Wuling.
Fonte: IT Home; BYD Han
Os modelos híbridos tornaram-se o principal polo de crescimento, impulsionando as vendas de veículos de nova energia. Em 2021, a BYD lançou vários modelos híbridos DM-i, como Qin Plus DM-i, Song Plus DM-i e Tang DM-i, impulsionando as vendas acumuladas de modelos DM para cerca de 272.900 unidades ao longo do ano. Além dos modelos DM-i, a BYD desenvolveu outras tecnologias essenciais, como a Blade Battery e e-Platform 3.0.
Fonte: IT Home; BYD Song
Migração da indústria automobilística
Além da BYD, outras montadoras também pretendem seguir pelo mesmo caminho. Por exemplo, Changan Automobile planeja interromper completamente a venda de veículos a combustível em 2025. O Grupo BAIC interromperá a produção e vendas de veículos de passageiros tradicionais de sua própria marca na China até 2025.
A Honda deixará de fornecer veículos a combustível para China em 2030. A Volkswagen não vai mais vender esses veículos no mercado da União Europeia em 2035, e outros mercados serão determinados de acordo com a situação real. A Audi lançará o último novo carro com motor de combustão interno em 2025, e em 2033 cessará as vendas de veículos a gasolina.
Fonte: IT Home, 21st Century Business Herald, Zaker, Red Star News