A BYD iniciou oficialmente a operação de sua linha de montagem de veículos em Camaçari (BA), marcando a produção do carro de número 14 milhões da marca no mundo. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (9), contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, e de autoridades federais, estaduais e municipais.
O primeiro modelo produzido na unidade é o BYD Song Pro, é o primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex do mundo, em edição especial para a COP30. O veículo também representa o carro de número 14 milhões da montadora no mercado global.
O complexo ocupa uma área de 4,6 milhões de m2 e já emprega mais de 1,5 mil trabalhadores e deve expandir a operação até 2030, com a meta de posicionar a montadora entre as três maiores do país até 2028. Na primeira fase, a capacidade produtiva é de 150 mil veículos por ano, com previsão de chegar a 300 mil na etapa seguinte. Durante o evento, Wang Chuanfu anunciou um novo investimento que permitirá dobrar essa capacidade para até 600 mil unidades anuais.


Localizada na recém-renomeada Avenida BYD, a fábrica será a maior produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da empresa fora da Ásia. O projeto foi concluído em 15 meses e faz parte do plano da BYD de ampliar sua presença no mercado brasileiro.
Segundo o CEO da BYD Brasil, Tyler Li, o modelo híbrido com motor flex foi desenvolvido para o país por engenheiros chineses e brasileiros. O sistema permite o uso de gasolina e etanol em qualquer proporção, integrando a tecnologia elétrica da montadora a uma solução adaptada ao mercado nacional.
No Brasil desde 2014, a BYD responde por quase 8 em cada 10 carros elétricos vendidos no país (76,36%) e 27,4% dos híbridos no país. A empresa conta com mais de 200 concessionárias e pretende alcançar 250 até o fim de 2025.
Adicionar Comentário