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BYD entra no mercado de seguros automotivos

Seguros automotivos

Por: Zhuohua Liang

No dia 9 de maio, a BYD obteve a aprovação da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China para adquirir 100% da Yi An Property Insurance, tornando-se a primeira montadora chinesa a entrar no setor de seguros automotivos de forma direta. Essa aquisição incluiu a concessão da licença de operação de seguros, permitindo que a BYD desenvolva e venda produtos de seguros diretamente aos seus clientes, além de oferecer serviços de sinistros. Embora outras empresas chinesas de veículos de nova energia já tenham se aventurado no setor de seguros, atuando como intermediárias e obtendo comissões de vendas.

A entrada da BYD no setor de seguros é motivada pelo rápido crescimento do mercado de veículos de nova energia. Em dezembro de 2021, a Associação de Seguros da China lançou cláusulas exclusivas para seguros automotivos de veículos de nova energia. A partir de então, as regulamentações e as taxas de prêmios para esses veículos serão diferenciadas dos veículos de combustão tradicionais. As seguradoras enfrentam desafios com veículos de nova energia, que apresentam uma frequência de sinistros maior, custos de reparo elevados e taxas de indenização mais altas, aumentando assim a pressão para o pagamento de sinistros. No entanto, as taxas de prêmios também são mais elevadas em comparação com os veículos de combustão tradicionais.

De acordo com estatísticas do Instituto de Informações Bancárias e de Seguros da China, em 2021, o prêmio médio por apólice de seguro de veículo de nova energia foi cerca de 21% mais alto do que o de veículos de combustão tradicionais. Dessa forma, a entrada da BYD nesse mercado não apenas busca expandir seus negócios e garantir uma parcela desse mercado em crescimento, mas também visa otimizar internamente a empresa, reduzindo os prêmios de seguro e aumentando sua participação no mercado.

Com a aquisição da Yi An Property Insurance, a BYD pretende aproveitar sua experiência no setor automotivo e aprofundar-se no setor de seguros, oferecendo produtos personalizados de seguro para seus clientes de veículos de nova energia. Essa movimentação da BYD pode trazer mudanças significativas para o mercado de seguros automotivos, já que outras montadoras também podem seguir o exemplo e buscar maneiras de oferecer seguros diretamente aos seus clientes. O setor de seguros automotivos está passando por uma revolução com a chegada da era dos veículos de nova energia, e a BYD está à frente dessa transformação.”

Dados da Associação da Indústria Automobilística da China mostram que as vendas de veículos de nova energia na China atingiram 6,887 milhões de unidades em 2022, um aumento de 93,4% em relação ao ano anterior. A participação de mercado desses veículos no setor automotivo geral atingiu 25,6%. Dentre eles, a BYD vendeu 1,8635 milhão de unidades, o que representa um desempenho impressionante em vendas de automóveis e se tornará uma base sólida para as operações de seguros futuras. Além do rápido crescimento nas vendas de veículos de nova energia, o setor de seguros de veículos de nova energia também está expandindo rapidamente.

Segundo um relatório de pesquisa da Guosen Securities, o prêmio total de seguros de veículos de nova energia na China em 2021 pode ter atingido 70,8 bilhões de yuan, um aumento de 102% em relação ao ano anterior. Em termos de receita para as seguradoras, em 2022, a receita de prêmios de seguros de veículos de nova energia da PICC (China People’s Insurance Company) atingiu 20,6 bilhões de yuan, um aumento de 72,7% em relação ao ano anterior, enquanto a Pacific Property Insurance teve um crescimento de mais de 90% nos prêmios de seguros de veículos de nova energia em 2022.

A BYD pode adotar um modelo de seguro de carro UBI (Usage-Based Insurance), baseado em dados de direção. Esse modelo não é novo. De acordo com dados da Statista em 2021, a taxa de penetração do UBI na Itália já atingiu 16%, enquanto no Reino Unido atingiu 3%. No entanto, até o momento, o UBI tem sido impulsionado principalmente por seguradoras, que precisam instalar dispositivos de coleta de dados nos veículos dos segurados. Isso aumenta os custos operacionais e não é conveniente para os motoristas. No entanto, com a disponibilidade dos dados de direção mais abrangentes que as montadoras de veículos de nova energia possuem atualmente, é possível que essas empresas vendam e operem seguros de automóveis diretamente aos compradores.

A venda de seguros UBI por montadoras não é liderada pela BYD. Em 2019, a Tesla adquiriu uma corretora de seguros, a Markel Corporation, e lançou posteriormente produtos de seguro UBI. Na época, analistas do Morgan Stanley fizeram previsões diretas, afirmando que “devido à sua complexidade de precificação e estratégias de distribuição, o seguro da Tesla pode representar uma ameaça de longo prazo para a indústria de seguros automotivos nos Estados Unidos”. No relatório financeiro do terceiro trimestre do ano seguinte, Elon Musk afirmou diretamente: “Seguros se tornarão o principal produto da Tesla, com o valor do negócio de seguros representando de 30% a 40% do valor do negócio de veículos como um todo”.

Por meio da análise de big data, como a frequência de frenagem brusca, curvas acentuadas e seguimento muito próximo, é possível calcular um índice de segurança dos hábitos de direção do proprietário do veículo. Com base nisso, é possível personalizar uma apólice de seguro para o proprietário, onde os motoristas com hábitos de direção menos seguros pagam prêmios mais altos. Em geral, os proprietários com estilos de direção menos “agressivos” podem economizar de 20% a 40% no prêmio, enquanto os motoristas com os hábitos de direção mais seguros podem economizar de 30% a 60%. No futuro, o modelo UBI liderado pelas montadoras pode atrair um grande número de proprietários com alto índice de segurança em seus comportamentos de direção, enquanto os proprietários com estilos de direção mais “agressivos” podem buscar seguros tradicionais. Isso pode levar a uma diminuição na base de prêmios básicos das seguradoras tradicionais, tornando difícil para elas compensar esses clientes e acelerando a transição dos seguros automotivos para o modelo UBI.

Tradução: Mei Zhen Li
Imagem principal: Puwasit Inyavileart/ Adobe Stock