A BMW firmou uma parceria com o Alibaba Group para pesquisar e desenvolver modelos de linguagem de grande escala, interação por voz inteligente e outras tecnologias avançadas. A montadora alemã integrará a inteligência artificial (IA) da gigante chinesa em seus novos modelos produzidos na China.
A partir do próximo ano, os veículos fabricados na China contarão com a série de modelos de IA Tongyi Qianwen, do Alibaba, informou a BMW nesta segunda-feira (25). A tecnologia será utilizada para aprimorar o BMW Intelligent Personal Assistant, tornando a interação dentro do carro mais intuitiva e eficiente.
Segundo a empresa, a nova IA terá capacidades de comunicação semelhantes às humanas, além de interpretar comandos complexos e reconhecer intenções com precisão, proporcionando uma experiência mais fluida e natural. Um dos destaques é o recurso de recomendação ativa, que utilizará sensores e câmeras internas para oferecer serviços personalizados aos motoristas e passageiros. A tecnologia será aplicada a toda a linha de motores e modelos da marca.
A nova arquitetura eletrônica e elétrica dos veículos permitirá uma integração mais avançada da IA, melhorando a interação dos usuários e ampliando as capacidades de atualizações remotas, explicou Dai Hexuan, CEO da BMW Brilliance Automotive.
O centro de tecnologia da BMW na Ásia-Pacífico passou por uma grande modernização, com forte participação da equipe chinesa no desenvolvimento da nova tecnologia. De acordo com Robert Kahlenberg, vice-presidente sênior de P&D da BMW China, o uso de IA aumentou em 30% a eficiência dos processos, ajudando a criar uma experiência de cockpit mais adaptada aos consumidores chineses.
Na terça-feira (25), a montadora também anunciou sua estratégia de IA 360 graus na China, com foco em digitalização da produção, experiência do usuário e inovação em pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é acelerar a integração da inteligência artificial em toda a cadeia de valor da empresa no país.
A China continua sendo um mercado estratégico para a BMW. Durante o Fórum de Desenvolvimento da China 2025, o presidente Oliver Zipse reforçou a importância da cooperação internacional para impulsionar a inovação e o crescimento da indústria automotiva.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: China Daily