Dados sobre a atividade bancária da China em 2020, mostram que até 30 de junho, um total de 1.332 agências bancárias foram encerradas, totalizando 1.366 até agora neste ano. Só na primeira semana de julho, 34 agências bancárias na China foram fechadas. De acordo com dados da China Banking Association, divulgados pelo STCN.com, atualmente, vários bancos na China oferecem quase 90% de seus serviços de maneira online.
Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, o banco online, o banco móvel, o WeChat, o Alipay e outros novos métodos de pagamento se popularizaram na China. Em contrapartida, a grande rede de agências bancárias, uma das principais características dos bancos comerciais chineses, encolheu drasticamente. Os serviços de balcão físico representaram menos de 5% do volume total de serviços e continuam em declínio.
Enquanto isso, o número de funcionários dos bancos também diminuiu. Em 2019, o número de funcionários dos quatro principais bancos da China, o ICBC, Banco Agrícola da China, Banco de Comunicações e Banco da China diminuiu em 16.319. No final de 2019, o Banco Agrícola reduziu mais de 16 mil posições de atendente, com um grande número deles sendo transferidos para outras posições. De uma perspectiva regional, as províncias de Guangdong, Shandong, Zhejiang e Jiangsu tiveram as maiores paralisações na primeira metade do ano, representando quase um quarto do total em todo o país.
Na era pós-pandêmica, o pagamento sem papel será ainda mais favorecido pelos consumidores. Houveram notícias sobre a moeda digital do banco central da China. No dia 8 de julho, o Instituto de Pesquisa de Moeda Digital do Banco Central da China e a Didi Chuxing, proprietária da 99, chegaram oficialmente a um acordo de cooperação estratégica para explorar, em conjunto, a inovação e a aplicação do RMB digital no campo de viagens inteligentes.
Os analistas acreditam que as agências bancárias têm um limite superior em termos de quantidade, e podem ser fechadas se os residentes locais não puderem apoiar a manutenção do ponto de equilíbrio. No futuro, os bancos devem manter apenas os serviços offline indispensáveis, visando principalmente os consumidores mais velhos e distribuir mais agências físicas nas áreas rurais.
Fonte: STCN.com