O AIBANK, um banco digital sediado em Pequim, informou que se tornou um dos primeiros parceiros da Ernie Bot, um projeto IA chatbot desenvolvido pela Baidu Inc. Mais tarde, o banco irá experimentar e acessar plenamente as habilidades de Ernie Bot.
Além disso, o AIBANK ficará a par dos últimos desenvolvimentos no campo do processamento de linguagem natural (PLN), como o ChatGPT, um chatbot alimentado por IA desenvolvido pela OpenAI, e continuará a explorar como aplicar o PNL no negócio bancário, disse Wu Yanjun, pesquisador chefe do departamento de gestão de tecnologia da informação do AIBANK.
Em 9 de fevereiro, o AIBANK lançou um modelo de avaliação de maturidade digital de bancos comerciais, esclarecendo quais capacidades digitais um banco virtual deve possuir e os métodos de avaliação correspondentes.
Durante o processo de transformação digital, os bancos devem construir sete capacidades digitais, que incluem planejamento estratégico e construção de processos organizacionais, aplicação de dados e capacidades inteligentes de tomada de decisão.
O modelo de avaliação pode ajudar um banco a identificar seus elos fracos na maturidade digital e formular um plano de melhoria das capacidades correspondentes.
“Todas as capacidades digitais devem ser aplicadas a cenários específicos. Elas devem ser associadas aos objetivos comerciais de um banco.
Ao fazer isso, a capacitação digital ganhará apoio dos departamentos comerciais e da alta administração do banco, e uma atmosfera positiva para a transformação digital será criada em todo o banco”, disse Wu.
Ele observou que a IA desempenhará um papel cada vez mais importante na transformação digital dos bancos, uma vez que a tecnologia é adequada para a mineração de valores de dados e para a melhoria das capacidades comerciais correspondentes.
A aplicação da IA na indústria bancária tem sido vigorosamente promovida. Nos últimos anos, os principais bancos chineses investiram bilhões de yuan anualmente em tecnologia financeira, com uma grande proporção de seus investimentos dedicados à aplicação da IA, disse Ma Dongfeng, sócio da EY, líder global em garantia, consultoria, estratégia e transações, e serviços fiscais.
No entanto, um problema comum com a tecnologia é a criação de uma AI confiável, que ainda é uma barreira para a promoção das aplicações de AI. ChatGPT também enfrenta tal problema, disse Ma.
As pessoas têm descoberto que o ChatGPT é altamente induzível. Com base nas dicas para algumas perguntas, as pessoas podem induzi-lo a responder em certas direções.
Portanto, do ponto de vista da confiabilidade, as instituições financeiras ainda precisam investir mais energia no ajuste fino da IA para tomar decisões gerenciais e controlar os riscos. Também é necessário que os bancos construam capacidades de governança da IA, disse Ma.
A banca digital tem voado na China desde o início da pandemia da COVID-19. Para permanecerem competitivos, os bancos de varejo devem adotar uma estratégia bancária omnichannel com foco na experiência do cliente, disse a consultoria global Bain & Company.
Atualmente, a indústria bancária de varejo da China formou um padrão integrado de agências omnichannel, caixas automáticos, linhas telefônicas de atendimento ao cliente, serviços bancários móveis, serviços bancários on-line e contas públicas WeChat.
As últimas pesquisas da Bain constataram que o mobile banking e o online banking foram os canais mais utilizados pelos clientes de varejo no continente chinês nos últimos 12 meses.
Durante este período, até 83% dos entrevistados usaram o serviço bancário móvel e 62% usaram o serviço bancário on-line, de acordo com uma pesquisa de 1.800 clientes do serviço bancário varejista no continente.
Embora quase metade dos respondentes não tenha visitado agências bancárias nos últimos 12 meses, o número limitado de visitas às agências teve um impacto enorme nos bancos em termos de agradar ou desagradar aos clientes.
A pesquisa mostra que as agências e os canais bancários móveis impulsionam a experiência do cliente em conjunto. Embora continuando a implementar a estratégia “mobile first”, é importante captar com firmeza a experiência de agências off-line, criar o momento de agradar os clientes e garantir a conectividade e a troca entre os canais.
Nos últimos anos, as tecnologias têm sido gradualmente aplicadas ao setor financeiro, fornecendo serviços mais convenientes, mais inclusivos e mais simples, disse o relatório da pesquisa.
“As capacidades digitais podem ajudar as instituições financeiras a alcançar mais clientes e atendê-los bem”. Para competir, os bancos tradicionais devem expandir suas capacidades digitais, especificamente em torno de AI, grandes dados, computação em nuvem e automação”, disse Scully Cui, uma parceira da Bain & Company.
“Ao mesmo tempo, os bancos precisam oferecer experiências digitais simples. A navegação móvel deve ser intuitiva e sem estresse, mesmo para produtos e serviços complexos”, disse Cui.
Fonte: China Securities Journal