Economia

Banco Mundial eleva previsão de crescimento do PIB chinês para 5,6%

Banco Mundial

O Banco Mundial anunciou uma revisão positiva em sua previsão de crescimento econômico da China para este ano, elevando-a para 5,6%. A decisão se baseia na reabertura do país após a pandemia e no aumento da poupança das famílias, impulsionando os gastos do consumidor, especialmente nos setores intensivos em contato.

De acordo com o mais recente relatório semestral Perspectivas Econômicas Globais, divulgado pelo banco, a previsão atual é 1,3 ponto percentual mais alta do que a previsão anterior de 4,3% feita em janeiro.

No início de março, o governo chinês estabeleceu uma meta de crescimento do PIB em torno de 5% para 2023, a mais baixa em décadas. No ano passado, a economia do país registrou um crescimento de 3%.

O relatório do Banco Mundial destaca que o crescimento do investimento será modesto este ano, com suporte dos estímulos relacionados à infraestrutura e da gradual recuperação do setor imobiliário. Além disso, prevê-se que a inflação permanecerá abaixo da meta devido à folga econômica existente, incluindo nos mercados de trabalho.

Entretanto, o Banco Mundial reduziu suas previsões de crescimento do PIB chinês para o próximo ano e para 2025, estabelecendo-as em 4,6% e 4,4%, respectivamente. Isso ocorre à medida que os efeitos da reabertura gradual diminuem. Além disso, houve um corte na previsão para a região da Ásia Oriental e Pacífico em 0,3 ponto percentual, estimando-se um crescimento de 4,6% no próximo ano.

O banco alerta ainda que o crescimento global irá desacelerar para 2,1% este ano, em comparação com os 3,1% registrados no ano passado. O risco de estresse financeiro em países emergentes e em desenvolvimento está se intensificando devido às taxas de juros internacionais elevadas. A previsão anterior para o crescimento econômico em 2023 era de 1,7%.

No entanto, a região da Ásia Oriental e Pacífico provavelmente apresentará um crescimento de 5,5% este ano, superando a previsão anterior do banco de 4,3% em janeiro. A recuperação da China compensará o crescimento moderado em várias outras economias, conforme observado no relatório.

Em relação aos Estados Unidos, o Banco Mundial aumentou sua previsão de crescimento econômico para 2023 de 0,5% para 1,1%, enquanto reduziu pela metade a estimativa para 2024, estabelecendo-a em 0,8%.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Caixin Global
Imagem principal: Ting Shen/Xinhua