A AutoNavi Taxi, provedora chinesa de serviços de mapeamento, navegação e localização na Web, e a empresa chinesa de condução autônoma WeRide chegaram a um acordo de cooperação, lançando oficialmente o serviço Robotaxi na cidade de Guangzhou. A partir de agora, se a viagem estiver dentro do alcance dos pontos de embarque e desembarque da Robotaxi, os passageiros podem chamar o táxi autônomo “WeRide” usando a função de táxi no mapa do AutoNavi, sendo todos os passeios em Guangzhou gratuitos pelo primeiro mês de serviço.
Atualmente, o serviço Robotaxi cobre cerca de 144 km² do distrito de Huangpu, na cidade de Guangzhou e na área central da Zona de Desenvolvimento de Guangzhou, com quase 200 pontos de embarque e desembarque. Os veículos são totalmente disponíveis ao público das 8h às 22h e não exigem que os passageiros façam solicitações ou passem por qualquer verificação de qualificação. Para garantir a segurança, recomenda-se que não mais que 3 passageiros estejam em um único carro. Além disso, cada veículo tem um agente de segurança para garantir ainda mais a segurança da operação.
Fundada em 2017, a WeRide é uma startup chinesa de condução autônoma de nível 4, com mais de 100 frotas não tripuladas. No final de novembro de 2019, a WeRide lançou o primeiro serviço Robotaxi totalmente aberto ao público na China. Segundo o site oficial, foram completados um total de 8396 pedidos de viagem em seu primeiro mês de operação, com uma quilometragem total de 41140 quilômetros e 0 acidentes. Até agora, mais de 45 mil pessoas experimentaram seu serviço com uma quilometragem de mais de 1,5 milhão de quilômetros.
Adquirida pelo Alibaba Group em 2014, a AutoNavi é conhecida como Gaode em chinês, com mais de 100 milhões de usuários e se conectou a mais de 40 prestadores de serviços de viagens, incluindo táxis, plataformas de carona e carros autônomos.
As duas empresas alegaram que visam colaborar a longo prazo e juntas expandirão constantemente o escopo das operações. Eles enfrentarão concorrência da Didi Chuxing, que planeja operar 1 milhão de táxis autônomos na próxima década.
Fonte:Sina News
Fonte da foto:Sohu News