O arquiteto chinês Kongjian Yu, conhecido internacionalmente pelo conceito das chamadas “cidades-esponja”, morreu na queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23). Outras três pessoas também estavam a bordo e não sobreviveram.
Yu, nascido em Zhejiang em 1963, era professor, doutor pela Universidade Harvard, consultor do governo chinês e referência em projetos urbanos voltados para adaptação às mudanças climáticas. Yu foi o criador do conceito de “cidade-esponja”, modelo de planejamento urbano que utiliza parques, jardins e áreas verdes para absorver e reter água da chuva, reduzindo enchentes, e que foi incorporado em mais de 70 cidades chinesas e ganhou força após as inundações de 2012, em Pequim.
Além de Kongjian Yu, estavam a bordo os cineastas e documentaristas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., além do piloto Marcelo Pereira de Barros. A aeronave caiu próxima à pista de pouso de uma fazenda turística da região, que já serviu de locação para a novela Pantanal, da TV Globo. As causas do acidente estão sob investigação.