Em 7 de maio, a Huawei e a Apple realizaram eventos de lançamento de novos produtos no exterior, apresentando tablets, laptops e outros itens. Enquanto a Apple escolheu Pequim para apresentar suas novidades, a chinesa Huawei optou por Dubai.
Na noite de 7 de maio, a Apple apresentou o novo iPad Air e iPad Pro.
O novo iPad Pro está disponível em dois tamanhos, 11 polegadas e 13 polegadas, com preços iniciais de RMB 8.999 e RMB 11.499, respectivamente, para os modelos de 11 polegadas e 13 polegadas na China, com opções de armazenamento de 256GB, 512GB, 1TB e 2TB.
A Apple lançou o novo chip M4, que é usado nos mais recentes iPad Pro. O chip M4 utiliza o processo de 3 nanômetros de segunda geração da TSMC e é um sistema em pastilha de cristal único (SoC) com destaque para eficiência energética, mantendo um bom controle de consumo de energia enquanto melhora o desempenho. Isso torna o design do iPad Pro com este processador ainda mais fino.
Em termos de desempenho, o chip M4 apresenta um aumento de 50% no desempenho da CPU em relação ao chip M2 anterior, e um aumento de 4 vezes no desempenho da GPU. O chip M4 também possui um novo motor de rede neural, com uma velocidade de cálculo de 38 trilhões de operações por segundo, um aumento de 60 vezes em relação ao motor de rede neural de primeira geração do chip A11.
Além disso, a versão de 11 polegadas do novo iPad Pro tem uma espessura de apenas 5,3mm, enquanto a versão de 13 polegadas tem 5,1mm de espessura, mais fino do que o iPad nano, sendo o produto mais fino da história da Apple.
Huawei realiza evento de lançamento em Dubai
No mesmo dia, a Huawei também realizou um evento de lançamento de produtos em Dubai. A marca chinesa apresentou o novo tablet MatePad, o laptop MateBook, o relógio Watch Fit 3, os fones de ouvido Free Buds, entre outros itens.
Alguns dos produtos já foram lançados na China, sendo o lançamento em Dubai direcionado especificamente para o mercado internacional.
Em 29 de abril, a conta oficial da Huawei iniciou a divulgação de um software de desenho autoral chamado “Go Paint”. Segundo informações, a Huawei está prestes a lançar um novo software de desenho autoral chamado “Go Paint App”.
De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Canalys, no primeiro trimestre de 2024, o volume global de remessas de tablets cresceu ligeiramente 1%, atingindo 33,7 milhões de unidades, sendo que as remessas da Huawei aumentaram drasticamente em 70%, atingindo 2,7 milhões de unidades, com uma participação de mercado de 8,1%. Este é o segundo trimestre consecutivo em que a Huawei se mantém em terceiro lugar. Além disso, no mercado interno, dados de instituições mostram que a Huawei se tornou a líder de remessas de tablets no mercado chinês no quarto trimestre de 2023.
Em 30 de abril, a Huawei Investment and Holdings divulgou seu relatório do primeiro trimestre de 2024, no qual a empresa alcançou uma receita operacional de aproximadamente RMB 178,45 bilhões, um aumento de 36,66% em relação ao ano anterior; e um lucro líquido atribuível aos acionistas de aproximadamente RMB 19,65 bilhões, um aumento de cerca de 564% em relação ao ano anterior.
Anteriormente, dados da International Data Corporation (IDC) indicaram que no primeiro trimestre, o volume de remessas de smartphones da Huawei na China mais do que dobrou, colocando-a empatada com a Honor como líder de mercado de smartphones na China.
O relatório da IDC divulgado no mesmo dia estava em linha com o relatório da empresa de pesquisa de mercado divulgado mais cedo na semana, que mostrou que a Huawei e outros fabricantes chineses de smartphones aumentaram sua participação de mercado na China, enquanto a participação da Apple diminuiu.
A IDC afirmou que o volume de remessas de smartphones da Huawei no primeiro trimestre aumentou 110% em relação ao mesmo período do ano anterior, elevando sua participação de mercado na China de 8,6% para 17,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O relatório mencionou que a participação de mercado da Huawei estava empatada com a da Honor, cuja participação subiu de 16,1% para 17,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. A OPPO detinha 15,7% de participação de mercado, enquanto a participação da Apple caiu de 17,8% para 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, após ter liderado o mercado de smartphones na China no quarto trimestre do ano passado.
Fonte: stcn.com
Imagem principal: Liang Xu/ Xinhua