A Comissão Tarifária do Conselho de Estado da China informou um ajuste nas tarifas sobre mercadorias importadas dos EUA. A alíquota estipulada passará de 34% para 84%. A mudança, que é uma resposta às tarifas dos EUA, entrará em vigor no dia 10 de abril.
O governo dos Estados Unidos anunciou, em 8 de abril de 2025, a elevação da chamada “tarifa recíproca” sobre produtos chineses exportados para o país de 50%. Com isso, o total de novas tarifas aplicadas pelos EUA a produtos chineses chegou a 104%. A medida, classificada por Pequim como uma violação das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), gerou uma resposta imediata do governo chinês.
No mesmo dia, a China entrou com uma nova ação contra os EUA no mecanismo de solução de controvérsias da OMC. Segundo o Ministério do Comércio chinês, a tarifa adicional de 50 pontos percentuais anunciada por Washington reforça o caráter unilateral das medidas adotadas pelos Estados Unidos, contrariando o sistema multilateral de comércio.
O governo chinês declarou que continuará a adotar as medidas necessárias para proteger seus direitos e interesses no comércio internacional, em conformidade com as regras da OMC.
Fonte: stdaily