Empreendedorismo

Apesar de lucro, chinesa Muyuan Foods ainda enfrenta desafios

Muyuan Foods
Fonte da imagem: Jin Liangkuai/ Xinhua

A antiga líder do setor suinícola da China, Muyuan Foods, divulgou o seu relatório de desempenho para o primeiro semestre, prevendo que a empresa poderá atingir um lucro líquido atribuível aos acionistas de RMB 700 milhões a RMB 900 milhões no primeiro semestre, um aumento de 125% a 132% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com as informações, a empresa Muyuan Foods perdeu RMB 2,379 bilhões de lucro líquido atribuível aos acionistas no primeiro trimestre deste ano. Portanto, a companhia deve ter obtido pelo menos RMB 3 bilhões de lucro líquido atribuível aos acionistas no segundo trimestre. Apesar do lucro, a Muyuan Foods ainda enfrenta tempos difíceis.

As razões para a mudança no desempenho são o aumento no número de suínos abatidos e no preço médio de venda dos suínos em comparação com o mesmo período do ano passado, assim como a redução no custo de produção de suínos.

O mercado é o primeiro a sentir a mudança. Desde o início deste ano, o preço das ações da empresa Muyuan Foods aumentou 6,67%, com um aumento máximo de mais de 18%, muito superior ao desempenho médio do mercado.

Apesar do aumento no preço das ações, a empresa continua sentir os efeitos dos momentos ruins. Desde 2020, a empresa começou a contrair empréstimos em grande escala e publicou anúncios sobre o aumento acumulado de empréstimos que excede 20% do patrimônio líquido do final do ano anterior em abril de 2020, setembro de 2021 e janeiro de 2024, respectivamente.

Como resultado, a empresa Muyuan Foods enfrenta uma grande pressão de pagamento de dívidas de curto prazo. Até o final de 2023, os empréstimos de curto prazo e as dívidas de longo prazo, que vencem dentro de um ano, totalizaram RMB 55,6 bilhões, enquanto o dinheiro e equivalentes em dinheiro no final do período foram de RMB 19,4 bilhões. Entre estes RMB 19,4 bilhões, RMB 5,7 bilhões são fundos restritos.

Isto pode indicar que, embora o preço dos suínos tenha começado a subir, ainda é necessário tempo para verificar se a empresa Muyuan Foods pode voltar a ser a “líder do setor suinícola” apreciada pelo mercado.

Desde 2006, a China já passou por 4 ciclos de suínos, cada ciclo consiste em um período de alta e um período de baixa, e um ciclo completo dura cerca de três a quatro anos. Em 2018, a peste suína africana causou um aumento repentino no preço dos suínos, levando várias pessoas a entrarem no setor de criação de suínos, e as empresas de segunda e terceira linha do setor de criação de suínos expandiram rapidamente a produção com alavancagem financeira. Com a expansão desordenada, o setor de criação de suínos entrou novamente num inverno rigoroso.

A partir de 2021, o preço da carne de porco caiu drasticamente. Embora o preço dos suínos tenha atingido o fundo em maio de 2022 e tenha começado a subir, depois de outubro de 2022, o preço da carne de porco começou a cair novamente, e o preço de venda dos suínos caiu para cerca de 14 yuans por kg, abaixo da linha de custo de produção.

Isso também levou as empresas de criação de suínos a entrarem em uma situação de sério prejuízo. Em 2022, o grupo Zhengbang sofreu uma crise de dívida repentina e foi posteriormente solicitado pela credora a reestruturar. Em 2023, a empresa Tech-bank Food e a empresa Aonong Biotech também enfrentaram crises de dívida: a primeira solicitou ativamente a reestruturação ao tribunal, enquanto a segunda foi solicitada pela credora a reestruturar.

Fonte: finance.sina.cn