Na Apsara Conference 2020, ocorrida no dia 17 de setembro, o diretor do Alibaba Cloud, Zhang Jianfeng, apresentou o primeiro computador em nuvem, chamado de “Wu Ying”. Este “Super Computador” é adaptado à tecnologia em nuvem, com capacidade ilimitada de expansão de desempenho, inexistindo um host local, nem CPU (Central Process Unit, em inglês) e SSD (solid-state drive).
Como todos estes hardwares estão unificados na base de dados em nuvem, o usuário consegue, somente com um C-Key do tamanho de um cartão, se conectar com uma televisão ou qualquer monitor e, com sua impressão digital, fazer o login e acessar todos os seus documentos e aplicativos.
A Google e a Microsoft têm produtos e serviços similares. A Huawei também lançou, recentemente, a tecnologia. Os computadores e celulares em nuvem de cada empresa diferem uns dos outros, porém, a transformação de computadores em nuvem é uma tendência que influencia a indústria tradicional de computadores.
Os pontos fortes e fracos do computador em nuvem são bem claros quando comparados com o tradicional
Com relação a suas vantagens, seu desempenho fica em primeiro lugar, sendo as capacidades computacional e de memória totalmente realizadas através da nuvem, possibilitando a expansão ilimitada dessas capacidades. O computador em nuvem facilita a computação de alto desempenho, sem a necessidade de se preocupar com insuficiências do computador em renderizar imagens, design, programação ou jogos de alta performance, tornando desnecessário comprar computadores de alto padrão.
Em segundo lugar, um computador em nuvem custa metade de um computador tradicional de mesmo desempenho, por não precisar mais de grandes investimentos em hardwares fixos, podendo ser oferecidos pacotes com diferentes desempenhos computacionais para o usuário da nuvem. Além disso, o custo é baixíssimo para rodar e manter o computador em nuvem. Por fim, tem uma maior segurança virtual, visto que todas as informações estão unificadas na nuvem.
Porém, a desvantagem também é clara: se o ambiente de internet do usuário é precário, o computador em nuvem torna-se inútil. No curto prazo, os computadores em nuvem se tornarão populares com determinados usuários e grupos, sendo a distribuição em massa e substituição do computador tradicional ainda um plano de longo prazo. Entretanto, com a chegada do 5G e a melhora drástica da internet na China, a expectativa de desenvolvimento dos computadores em nuvem é bastante atraente.
Fonte: Sina news