Economia

A plataforma de streaming de música Xiami da Alibaba vai acabar?

Em 29 de novembro, um post no Sina Weibo, a maior plataforma de microblog da China similiar ao Twitter, afirmou que a plataforma de streaming de música do Alibaba, Xiami’s Music (虾米 音乐), vai encerrar operações permanentemente em janeiro de 2021. O autor foi supostamente o Diretor de Marketing da Universal Music, Xiang Zheng, e a postagem se tornou viral em poucas horas, com contas oficiais retuitando.

“Guokefangdadeng 果壳放大灯”, uma conta de notícias do tablóide Weibo, em seguida, publicou a notícia acrescentando mais detalhes, dizendo que os diretores de marketing do Xiami se reuniram em Pequim para discutir o fechamento e um anúncio será feito após eles voltarem para Hangzhou, onde  o escritório da Xiami está localizado.

Com 14,4 milhões de usuários ativos por mês, a Xiami Music é uma das plataformas de streaming de música mais populares da China. Foi adquirida pelo Alibaba Group em 2013 e, graças ao seu apoio, a empresa gastou 30 milhões de yuans comprando os direitos autorais da Voice of China 3 no ano seguinte. Embora continue a ser a menor entre as cinco principais plataformas de streaming de música da China – atrás apenas de QQ Music, KuGou Music, KuWo e NetEase Cloud Music – Xiami é famosa por sua escolha de música clássica e design delicado de interação com o usuário.

A marca de nicho da Xiami provou ser uma fraqueza e a empresa vem sofrendo perdas desde 2018, quando tinha apenas 30 milhões de usuários ativos – um décimo de seu concorrente Kugou. De acordo com um relatório da iResearch de 2016 sobre a indústria musical online chinesa, a Tencent Music detém mais de 90% dos direitos autorais da biblioteca de música mundial, enquanto a Xiami Music possui apenas 20%. O fundador da empresa, Wang Hao, disse em uma entrevista que as taxas anuais de direitos autorais da Xiami são dez vezes a escala de receita.

A empresa parece não ser mais a menina dos olhos do Alibaba. Em setembro passado, o fundador do Alibaba Group, Jack Ma, investiu aproximadamente US$ 700 milhões no concorrente do Xiami, NetEase Cloud Music, como parte de sua última rodada de financiamento.

Essa operação anormal gerou rumores sobre um possível fechamento, perturbando muitos usuários, com um blogueiro do Sina Weibo chamado Wensisisi comentando: “Uso o Xiami há anos e nunca pensei que fecharia um dia. Adoro o recurso de recomendação do Xiami, pois ele refrescará minha manhã com músicas interessantes. Por favor, não feche o Xiami! Meu coração está quebrado.”

Enquanto os rumores de fechamento continuam fervilhando, a administração do Xiami ainda não fez um anúncio oficial.

 

 

Fonte: Pandaily