O foguete Long March-7 Y4, equipado com a nave cargueira Tianzhou-3, decolou do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na ilha de Hainan, nesta segunda-feira (20), às 15h10 (horário de Pequim), segundo a mídia IThome. Após um tempo de voo de cerca de 597 segundos, a espaçonave e o foguete desacoplaram com sucesso e entraram na órbita predefinida. Às 15h22 (horário de Pequim), os painéis solares de uso aeroespacial da nave tripulada se desdobraram suavemente, com todas as funções em condições normais de operação, obtendo sucesso total na missão de lançamento.
A técnica usada desta vez para o envio do foguete Long March-7 Y4 é a janela de lançamento zero, onde o tempo previsto de envio e o tempo de lançamento a ser realizado não podem ter a diferença de mais de 1 segundo. Quando chegar o tempo programado, ele irá disparar automaticamente, sem necessidade de pressionar o botão manualmente. Segundo os responsáveis, o processo de lançamento e o resultado foram todos perfeitos.
Vamos rever alguns pontos críticos da missão da nave cargueira Tianzhou-3
Fonte: CCTV; Imagens do lançamento inédito do foguete
Fonte: CCTV; Impulsionamento e decolagem do foguete
Fonte: CCTV. Imagens infravermelha do foguete no lançamento
Segundo o relatório, o navio de carga Tianzhou-3 é dividido em duas partes: a cabine de sistema de propulsão e o armazenamento de carga. O peso total é de 13 toneladas e a capacidade de carga pode chegar a 6,9 toneladas. Nesta missão, foram transportadas um total de cerca de cinco toneladas de suprimentos, sendo que 2,16 toneladas são suprimentos de vida e uma tonelada é de água, em preparação para os futuros tripulantes da Shenzhou-13. Além disso, o Tianzhou-3 transportou um uniforme de taikonatau como reserva.
Fonte: CCTV; Imagem de perto da nave cargueira
Fonte: CCTV; Imagem de perto da nave cargueira
Fonte: CCTV; Imagem de perto da nave cargueira
Esta nave de carga está equipada com total de 36 motores, sendo que quatro são motores de alta potência que controlam a órbita, e vários outros são motores de orientação. Atualmente, a nave está em um programa rápido de encontro e acoplamento. Todo o processo será automático. Espera-se ter o atracamento da nave cargueira com o módulo central da estação espacial Tianhe nesta noite.
Segundo o relatório, após o acoplamento da Tianhozhu-3. A Shenzhou-13 será lançada novamente neste final do ano, os astronautas ficarão em órbita por cerca de 6 meses.
Fonte: CCTV; Imagem do fundo da nave cargueira
Fonte: CCTV; Imagem de perto da nave cargueira
Fonte: CCTV; Imagem de perto do sensor e GPS (Beidou + Lidar) da nave cargueira
Fonte: CCTV.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome; CCTV.