A Huawei publicou nesta sexta-feira (6), os resultados da receita para o primeiro semestre de 2021, período em que obteve as vendas líquidas de 320,4 bilhões de yuans (US$ 49 bilhões), com uma margem de lucro líquido de 9,8%. Desse total, a receita do negócio de operadoras foi de 136,9 bilhões de yuans (US$ 21 bilhões).
A receita do negócio corporativo foi de 42,9 bilhões de yuans (US$ 6 bilhões), e a receita do negócio de consumo foi de 135,7 bilhões de yuans (US$ 20 bilhões).
Em relação ao semestre anterior, a Huawei apresentou no primeiro semestre deste ano com receitas de 150,05 bilhões de yuans (US$ 23 bilhões) e lucro líquido atribuível aos acionistas da empresa por 16,84 bilhões de yuans (US$ 2 bilhões). Isso significa que, no segundo semestre, as receitas da Huawei foram cerca de 170,3 bilhões de yuans (US$ 26 bilhões), um aumento de cerca de 13,5% em comparação ao semestre anterior.
No primeiro semestre de 2020, a Huawei apresentou uma receita de vendas líquidas de 454 bilhões de yuans (US$ 70 bilhões), um crescimento de 13,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, e uma margem de lucro líquido de 9,2%. Ou seja, a receita caiu cerca de 29,4% no primeiro semestre de 2021 em relação ao ano anterior, enquanto a margem do lucro líquido tenha aumentado.
“ Já definimos nossas metas estratégicas para os próximos cinco anos, que é sobreviver e viver com qualidade, criando valor para nossos clientes e parceiros. Olhando para este ano, apesar da queda na receita do negócio de consumo devido a influências externas, estamos confiantes de que o negócio das operadoras e o negócio corporativo continuarão a crescer de modo constante”, disse o presidente rotativo da Huawei, Eric Xu.
No primeiro semestre de 2021, houve um recuo na área de dispositivos para consumidores e a receita do negócio de operadoras, mas teve um crescimento sólido na receita do negócio corporativo. Desse total, a área de dispositivos para consumidores caiu de 255,8 bilhões de yuans (US$ 39 bilhões) para 135,7 bilhões de yuans (US$ 20 bilhões), uma queda de 47% comparada ao mesmo período do ano passado.A receita do negócio de operadoras registrou um recuo de 14,2% em 2020, e uma receita de 159,6 bilhões de yuans (US& 24 bilhões), em comparação com 136,9 bilhões de yuans (USD 21 bilhões) deste ano.A receita do negócio corporativo cresceu de 36,3 bilhões de yuans (US$ 5 bilhões) para 42,2 bilhões de yuans (US$ 6bilhões), um aumento de 18,2%.
Segundo a análise da TrendForce, em 2021, os fornecedores de equipamentos de telecomunicações da China e da Europa detêm 70% do mercado mundial, com a Huawai da China ocupando 30%, a Ericsson da Suécia representam 23% e a Nokia da Finlândia, 20%. Embora a Huawei continue sendo um fabricante proibido pelo governo dos EUA, ainda consegue ter um espaço no mercado mundial, devido a uma enorme demanda de mercado doméstico da China.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 21st Century Business Herald
Imagem principal: Divulgação.